Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão oferta curso de português brasileiro como língua de acolhimento
Início do conteúdo da página
Cooperação

Projeto de extensão oferta curso de português brasileiro como língua de acolhimento

Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 07h53

 

Constituindo uma das atividades do projeto de extensão “Ensino de português como língua não materna no Brasil: língua de acolhimento, inserção social e formação de professores”, sob coordenação da professora Juliana Bertucci Barbosa, dos cursos de Letras vinculados ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – IELACHS, foi oferecido para estrangeiros o curso de extensão “Português do Brasil como língua de acolhimento”.

Segundo o coordenador e idealizador do curso, professor Acir Mário Karwoski, também dos cursos de Letras do IELACHS, o curso é ofertado pelo Laboratório de Ensino de Leitura, Fala e Escrita vinculado ao Departamento de Linguística e Língua Portuguesa e conta com apoio da Assessoria de Cooperação Internacional - ACI e do Núcleo de Línguas – NucLi dos cursos de Letras da UFTM.

Conforme o professor Acir, ao longo dos meses de dezembro de 2021, janeiro e fevereiro de 2022, no período de férias acadêmicas, os alunos farão cursos de língua e cultura e aprenderão na prática a vivência da língua portuguesa por meio de diversas experiências como aulas, visitas culturais a museus, sítios paleontológicos, museu do Zebu dentre outras atividades em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFTM - Proext.

O curso tem um público-alvo específico, que são os estrangeiros que precisam aprimorar o conhecimento de língua portuguesa para melhorar seu desempenho no trabalho, na escola e na convivência social. Trata-se de um curso prático, voltado para as habilidades do dia a dia de um falante de língua portuguesa. Também são abordados assuntos da cultura brasileira.

As aulas acontecem todas as quintas-feiras, das 19 às 22h40, no Centro Educacional em Uberaba, e as atividades externas e visitas guiadas acontecem aos sábados e finais de semana, contribuindo na formação integral dos alunos que, segundo os organizadores, estão animados, pois terão condições de aprender a falar português e, futuramente, até prestar o exame Celpe-Bras e ingressar numa universidade pública.

O curso, certificado pela Proext, terá carga horária de 30 horas. As matrículas da atual turma se encerraram, mas em fevereiro de 2022 serão abertas novas turmas e os interessados em participar poderão se inscrever pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A aluna do curso, Mildred, com 46 anos, há dois no Brasil, vislumbra no curso a possibilidade de ampliar o conhecimento de língua portuguesa e continuar sendo professora, já que atuou com magistério por 15 anos na Venezuela.  O aluno Esteban, que chegou ao Brasil no segundo semestre de 2019, também da Venezuela, afirmou que tem gostado do curso, que classificou como ótimo, sobretudo por ajudar a falar melhor e a escrever português. Com 19 anos atualmente, disse que deseja estudar uma carreira mais adiante, trabalhar e constituir uma família. Engenharia é o curso de seus sonhos.

"Adotamos neste e em outros cursos a perspectiva dos letramentos articulada com a dimensão do acolhimento, isto é, ofertar um ensino de língua portuguesa na perspectiva do acolhimento, vinculado ao urgente papel dos sujeitos sociais que precisam interagir em sociedade para se integrar e nela constituir novos laços e vivências numa nova cultura, a cultura brasileira, por meio da língua portuguesa do Brasil e poder, efetivamente, fazer parte e atuar nas diversas instituições e organizações sociais com as quais os estrangeiros mantêm interação na comunidade (escolas, igrejas, empresas, associações, agentes públicos dentre outros)", destacou o professor Karwoski.

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fotos: Marco Clemente/UFTM

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página