Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM celebrou doação de exemplar da Árvore de Hipócrates

UFTM celebrou doação de exemplar da Árvore de Hipócrates

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 14h25

No início da manhã desta quinta-feira, 23 de dezembro, foi realizada no jardim da antiga Santa Casa de Uberaba, prédio anexo ao Hospital de Clínicas da UFTM – HC/UFTM, cerimônia de plantio de uma muda da árvore da espécie Platanus orientalis, descendente de exemplar trazido da Ilha de Cós, na Grécia. Entre as histórias que cercam a origem e a existência da planta, conhecida como “Árvore de Hipócrates”, há a de que há aproximadamente 430 anos antes de Cristo, o mestre Hipócrates ensinava Medicina a seus discípulos sob a sombra de uma árvore dessa espécie.

Além de docentes e técnicos administrativos da UFTM,  médicos egressos da Instituição e pessoas da comunidade UFTM em geral, participaram da cerimônia o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo; a superintendente do HC/UFTM, professora Ana Lúcia de Assis Simões; a diretora do Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Andréa Licre Pessina Gasparini;  o coordenador do curso de Medicina da UFTM, professor Murilo Antônio Rocha; e o doador da planta, egresso do curso de Medicina da antiga Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro – FMTM, cirurgião plástico Cecin Daoud Yacoub. Cecin se formou em Medicina na FMTM na turma de 1976, em seguida se especializou em cirurgia geral e, posteriormente, cirurgia plástica em São Paulo, onde reside e trabalha.

Em tom de emoção, em seu discurso, Cecin perpassou a história do primeiro exemplar da espécie trazida ao Brasil, rememorando também os tempos em que era acadêmico de Medicina na FMTM e o privilégio que teve de conviver e tanto aprender com professores que tão importantes foram para sua formação profissional e ética. Registrou que a doação da planta foi para selar a gratidão que tem pela cidade de Uberaba, sua terra natal, e pela Instituição em que se formou. Finalizou trazendo à tona os princípios de Hipócrates, o quanto é importante manter viva sua alma. Entregou o exemplar da planta para a UFTM com o objetivo de simbolizar os princípios e valores de Hipócrates, “símbolo espiritual da profissão”, destacou.

Cirurgião-plástico Cecin Daoud Yacoub, egresso do curso de Medicina, turma de 1976

Todas as autoridades participantes presentes, que fizeram uso da palavra, enfatizaram a importância histórica e institucional do momento, frisando que o gesto de doação de um símbolo tão honorável para o curso de Medicina e para a Instituição fortalece ainda mais o compromisso social e humano da Universidade em seu todo.

Reitor da UFTM, professor Luiz Fernando, cirurgião Cecin e o professor Murilo, coordenador do curso de Medicina da UFTM

O professor Luiz Fernando, reitor da UFTM, enalteceu o gesto do cirurgião Cecin, agradeceu o reconhecimento e sua cordialidade, destacando a relevância do momento. Lembrou as conquistas celebradas pela Instituição com o apoio e a parceria dos governos municipal e estadual, como o projeto de ampliação do HC com a construção de prédio de seis andares na frente da portaria do pronto-socorro abrigando, inclusive, a instalação do heliponto. Explicou que, conjuntamente a essas obras, nas proximidades de onde a muda foi plantada, há o planejamento de construção de uma praça e área de convivência que agregará ao espaço plena harmonia com a presença da árvore, à qual assegurou a todos o contínuo acompanhamento com cuidados e zelo em sua manutenção.

A Árvore de Hipócrates

Platanus orientalis, "A árvore de Hipócrates"

Até hoje a árvore na Ilha de Cós, na Grécia, descendente direta daquela do tempo de Hipócrates, é reverenciada, atraindo turistas de todo o planeta, que até lá se dirigem para cultuar a memória daquele que é considerado o “Pai da Medicina” e para conhecerem a árvore que afirmam ser atualmente a mais antiga do continente europeu.

Conforme o egresso do curso de Medicina,  Cecin Daoud Yacoub, a doação da muda foi possível por meio do médico André Reiff, cirurgião plástico formado na USP, filho do também médico Petronio Reiff, que na década de 90 trouxe para o Brasil a primeira muda da árvore da Ilha de Cós, que foi plantada na Universidade de São Paulo. A muda plantada na UFTM é da mesma origem de produção da árvore da USP.

Fotos: L.Adolfo/UFTM