Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto encerra 2021 com plantio de árvores para recuperação de nascentes
Meio ambiente

Projeto encerra 2021 com plantio de árvores para recuperação de nascentes

Publicado: Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 15h52

Encerrando o ano de 2021, o Instituto Agronelli, em parceria com o Núcleo de Sustentabilidade e Educação Ambiental – NUSEA/UFTM, coordenado pela professora Ana Paula Milla dos Santos, realizou uma ação de plantio de árvores na Fazenda São Francisco, em Uberaba MG, como parte das atividades de projeto de recuperação e monitoramento de nascentes para aumentar a vazão no Rio Uberaba. Foram parceiros dessa ação a Usina Vale do Tijuco e o IEF Uberaba.

O projeto, contemplado pelo Edital Água Mosaic 2021, está sendo executado desde agosto e coordenado por Marizélia Gomes Costa, do Instituto Agronelli, e também tem como parceiro o Ministério Público de Minas Gerais – Promotoria do Meio Ambiente.

Conforme a professora Patrícia Martins Diniz, do curso de Engenharia Ambiental da UFTM, que também colabora com o projeto auxiliando no monitoramento das águas superficiais e subterrâneas e na recuperação das nascentes, foram instalados piezômetros, que são medidores da profundidade do nível do lençol freático cuja função é verificar a quantidade de recarga e retirada de águas de um aquífero. Nesse contexto, foram utilizados para o monitoramento do nível do lençol freático e a medição da vazão dos córregos Borá e Borazinho.

Com o plantio de árvores, busca-se aumentar a recarga do aquífero e reduzir a vazão de pico em tempos chuvosos, observando-se que a vazão do córrego Borazinho já aumentou no período da seca quando foram feitos os bolsões de água. “Com o plantio de árvores e cercamento da área, espera-se um aumento ainda maior. Essas medidas são essenciais para garantir o abastecimento de água de Uberaba, já que esses córregos desembocam no Rio Uberaba que abastece a cidade”, destacou a professora Patrícia.

As mudas de árvores que foram plantadas são do cerrado, entre elas, espécies como Ipê, Peroba Poca, Mirinbiba, Jacarandá, Angico, Sangra d'água. Há previsão de continuidade do projeto.

O Instituto Agronelli é uma associação de utilidade pública, sem fins econômicos. Foi criado em 2000 com o objetivo de ser uma instituição ativa no exercício da responsabilidade social, participando das políticas públicas no município de Uberaba e região.

Fotos: Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social