Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Estudo sobre relações da Geografia diante da pandemia é publicado

Estudo sobre relações da Geografia diante da pandemia é publicado

Publicado: Terça, 18 de Janeiro de 2022, 13h35

Livro publicado no final do ano passado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, intitulado “Geografia e Covid-19: reflexões e análises sobre a pandemia” trouxe entre seus capítulos um estudo desenvolvido pela professora Janaina Francisca de Souza Campos Vinha, do Departamento de Geografia e vinculada ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – IELACHS, com os pesquisadores Rinaldo  de  Castilho  Rossi, Rafael Santos Silva e o discente do curso de Geografia da UFTM, João Paulo de Almeida Lopes.

O Capítulo Reinventando as lutas na pandemia de covid-19: movimentos socioterritoriais e a construção da soberania alimentar no Brasil foi construído a partir de reflexões e ações do Núcleo de Estudos Territoriais e Agrários - NaTERRA /UFTM, Laboratório de Geografia Agrária – LaGA/UFTM, Banco de Dados da Luta pela Terra - DATALUTA - UFTM/UNESP e do GT Geografia e Covid-19, da USP, que viabilizou a publicação do livro.

Conforme a  professora Janaina, o capítulo analisa uma discussão sobre as lutas enfrentadas durante a pandemia, mostrando as formas de ações de movimentos socioterritoriais no combate à fome e na construção da soberania alimentar, evidenciando a crise de preços dos alimentos e mostrando o papel dos movimentos socioterritoriais e suas ações de solidariedade no combate à fome e às desigualdades.

Os pesquisadores ainda apontam que “segundo o Banco de Dados da Luta pela Terra, o DATALUTA/NaTERRA, entre março e dezembro de 2020, mais de 3.370 toneladas de alimentos foram doadas, registradas em mais de 117 ações de solidariedade. Dentre as modalidades, a doação de alimentos, insumos (como álcool) e cestas (básicas e de legumes e verduras) se destacaram, com cerca de 100 ações, sem contar a doação de 7.900 refeições e marmitas. O MST é o principal sujeito dessas ações: das 117 ações estudadas, 65% foram realizadas pelo movimento, enquanto outras 20% foram feitas pelo movimento em parceria com outros movimentos, instituições, associações e grupos”.

O Grupo de Trabalho Geografia e Covid-19 da USP foi formado diante do cenário da pandemia. A professora Janaina Vinha, também coordenadora do NaTERRA e do LaGA da UFTM, uniu-se ao grupo e aglutinou esforços para ampliar a compreensão sobre as relações entre a Covid-19 e o campo brasileiro. O capítulo do livro, nesse cenário, também é parte do projeto de extensão registrado na UFTM, o DATALUTA, que registra informações sobre a luta pela terra no Brasil e subsidiou amplamente os dados sobre as ações de solidariedade promovidas pelos movimentos socioterritoriais no Brasil.

O capítulo e o livro podem ser acessados pelo link: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/731

Arte/capa: Leandro G. Sgobbi

Imagem/capa: freepick.com