Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fórum de atividades docentes da UFTM começará na próxima sexta-feira

Fórum de atividades docentes da UFTM começará na próxima sexta-feira

Publicado: Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 08h13

Nos dias 18, 21, 22 e 24 de fevereiro de 2022, será realizada a primeira etapa do  Fórum de Regulamentação das Atividades Docentes na UFTM - FRADUFTM, com o propósito de reunir professoras e professores de todos os institutos acadêmicos da UFTM, do Campus Universitário de Iturama e do Centro de educação Profissional - Cefores para uma discussão sobre a minuta de resolução que regulamenta as atividades docentes na UFTM, atualmente em apreciação para encaminhamento de contribuições para a sua reestruturação até o dia 31 de março de 2022, conforme o Ofício nº 4/2022 da Pró-Reitoria de Ensino - Proens.

As atividades programadas em duas etapas propõem-se a: 1) contextualizar as finalidades das proposições do PLAD e do RAD, a partir das recomendações decorrentes da auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), realizada em 2016; 2) analisar o teor, os fundamentos legais e a estrutura da minuta de resolução e das planilhas anexas; 3) construir coletivamente as propostas de reestruturação da minuta de resolução e das planilhas anexas; 4) encaminhar as contribuições do Fórum para reestruturação da minuta de resolução e das planilhas anexas às instâncias competentes da UFTM.

O acesso às videoconferências será pela plataforma Google Meet, devendo ser feito necessariamente pelo e-mail institucional, pelo link:  meet.google.com/nrs-feeb-ibr A participação nas atividades do Fórum não requer inscrições. Os certificados serão emitidos a partir dos formulários de presença.

O cronograma de atividades da primeira etapa do Fórum segue descrito abaixo. Por sua vez, a segunda etapa será realizada durante o mês de março, a partir de um cronograma de atividades a ser definido no decorrer das primeiras sessões do Fórum.

Conforme a coordenadora do Fórum, professora Idalice Ribeiro da Silva, vinculada ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – Ielachs, a matéria a ser regulamentada é altamente relevante e traz impactos importantes na gestão do trabalho docente no âmbito da UFTM. “O tempo urge! Por isso, a comissão organizadora do FRADUFTM convida todo(a)s a um esforço conjunto para a apreciação acurada desse documento que estabelece a regulação das atividades docentes e da correspondente distribuição da carga horária de trabalho docente”, complementou a professora Idalice.

CRONOGRAMA (1ª etapa):

18/02/22, 14h-17h: Reestruturação da atual minuta de resolução que “Aprova o Plano de Atividades Docentes - PLAD”: finalidades, fundamentação constitucional e legal e propostas.

21/02/22, 8h30-11h30: Explorando caminhos de reestruturação da minuta de resolução que regulamenta as Atividades Docentes – formulários do PLAD e do RAD: definições, distinções e propostas.

22/02/22, 14h-17h: Discussões e deliberações dos encaminhamentos para a plenária.

24/02/22, 14h-17h: Plenária Aberta dos Docentes.

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser solicitadas Junto à Comissão Organizadora, pelo  e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.