Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Seminários do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica começam hoje
Extensão Universitária

Seminários do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica começam hoje

Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 09h18

O VI Seminário Institucional do Pibid e o II Seminário Institucional do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da UFTM acontecerão exclusivamente on-line nos dias 9, 10, 11 e 12 de março de 2022, com o tema “PIBID e RP: história, política e resistência para a formação docente”.

O evento se propõe a discutir, a partir de um olhar histórico, as políticas públicas de formação docente, inclusive sua ausência, em um momento político que exige de todos os envolvidos posicionamento e resistência frente à desvalorização constante da profissão. O evento também se propõe a refletir sobre o ensino remoto, imposto aos programas de iniciação à docência da UFTM em razão da pandemia provocada pela COVID-19, avaliando as atividades desenvolvidas para a formação inicial dos licenciandos e continuada dos professores da rede básica de educação em um momento que exigiu desses sujeitos resiliência e resistência para manter uma educação pública e democrática para todos os alunos.

Nesta edição, o seminário conta com cinco simpósios temáticos: 1) Práticas educativas: desenvolvimento profissional para o professor em formação; 2) Experiências virtuais de iniciação à docência e formação continuada; 3) Multidisciplinaridade nas ações de formação docente; 4) Produção de material didático nos programas; 5) Diversidade e inclusão em espaços educativos.

O evento contará com a participação obrigatória de todos os bolsistas e voluntários dos programas Pibid e Residência Pedagógica com a apresentação de seus trabalhos. Para os ouvintes, não haverá inscrição prévia. Serão disponibilizadas listas de presença em cada sessão e mesa do evento. Receberá certificado apenas aqueles que assinarem, no mínimo, 75% das listas de presença.

A programação completa do evento, os links de acesso e suas atualizações posteriores, podem ser encontradas no site oficial do evento: bit.ly/seminariopibidprp

O e-mail do Seminário para mais informações ou esclarecimento de dúvidas é: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Arte: Coordenação do evento