Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Semana Acadêmica de Química está com inscrições abertas
Extensão Universitária

Semana Acadêmica de Química está com inscrições abertas

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2022, 11h13

De 4 a 8 de abril ocorrerá de maneira on-line a Semana Acadêmica de Química – SEMAQ 2022. Promovida pelo PET Ensino de Química da UFTM, o evento, sob coordenação do professor Daniel Alves Cerqueira, tem como público-alvo discentes de cursos de Química da Instituição e da região, professores de Química e estudantes do ensino médio.

O evento é gratuito. A intenção é discutir aspectos relacionados à formação de estudantes de Química e contribuir para sua formação. Além disso, é uma oportunidade para que alunos do ensino médio possam tomar conhecimento sobre as atividades desenvolvidas no curso de Química da UFTM, bem como uma oportunidade para contribuir com a formação continuada dos professores de Química.

O evento contará com uma mesa redonda em que os membros discutirão a atuação do graduado em química na indústria, no ensino e na pós-graduação. Para essa mesa redonda foram convidados a professora Helena Maria de Almeida Mattos Martins dos Santos Ali (IFTM-Campus Uberaba), que discutirá a perspectiva do graduado no ensino de química; a professora Amanda Danuello Pivatto (UFU), atual coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais, que discutirá o a perspectiva na pós-graduação; e o mestrando Frederico Borges Suga, analista de laboratório, que discorrerá sobre a perspectiva dos graduados na indústria.

A professora Janaina Farias de Ornellas (UFTM) apresentará a palestra intitulada “BNCC e o ‘Novo ensino médio’”, discorrendo sobre o impacto da nova Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Química. A professora Carla Regina Costa (UFTM) apresentará a palestra intitulada “Sustentabilidade e Indústria 4.0: uma proposta de abordagem para os cursos de formação inicial e continuada de professores”. Ainda  estão previstos 3 minicursos, conforme a programação do evento.

As atividades serão todas realizadas no período da tarde, de forma a não coincidir com o horário das aulas dos discentes dos cursos de Química da UFTM e das outras instituições de ensino superior de Uberaba. O link da plataforma Google Meet será informado aos inscritos. Os alunos que não puderem acompanhar as atividades de forma síncrona poderão assistir a elas posteriormente a partir das gravações do evento, pelo Canal do Youtube do Grupo PET Ensino de Química. Segundo os organizadores, o evento prevê para os participantes certificado de 16 horas-aula.

Para mais informações e para realizar inscrição acesse a página do evento no link: https://www.even3.com.br/semaq2022/

Siga o Pet Química no @Instagram

Imagem/arte: orgs. evento