Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Proace aumenta valores do auxílio alimentação e subsídio da refeição com a retomada das atividades do RU
Auxílio estudantil

Publicado: Quinta, 24 de Março de 2022, 16h29

O Restaurante Universitário – RU da unidade Univerdecidade reiniciou seu atendimento no início desta semana, o que foi possível por nova empresa ter preenchido as exigências de novo processo de licitação. A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – Proace efetivou aumento de valores pagos para auxílios alimentação e subsídio nas refeições.

Segundo a Proace, o novo processo licitatório resultou em um contrato no valor de R$13,80 por refeição, valor que se refere à proposta de menor custo por refeição apresentado pelas empresas interessadas que participaram da licitação. O aumento já era previsível, devido ao aumento dos custos para a empresa nos últimos anos, como gás, carne, óleo, hortifrúti, etc.

Diante dessa situação, com a intenção de que os alunos atendidos pelo Programa de Auxílios Financeiros não sofressem o impacto do aumento do custo da refeição do RU, a Proace aumentou o valor do auxílio alimentação, que passou de R$14,80 para R$17,60 por dia letivo, um reajuste que terá impacto, conforme previsão orçamentária, de mais de quinhentos e cinquenta mil reais no orçamento destinado aos auxílios para 2022.

O valor do subsídio por refeição no RU, para todos alunos dos cursos de graduação, passou de R$2,91 para R$5,00 por refeição, parte desse subsídio sendo  paga com orçamento do PNAES - o mesmo orçamento dos auxílios, e parte com orçamento de arrecadação própria da UFTM.

Conforme a Proace, é preciso observar que cada universidade tem uma realidade diferente, com fatores que influenciam diretamente sobre os custos e condições de produção da refeição do RU, como o fato de algumas instituições mais antigas possuírem em seu quadro de servidores alguns cargos que não existem mais, como cozinheiro, copeiro, faxineira, dentre outros, que não é o caso da UFTM.

Outro fator importante é que a UFTM destina prioritariamente os recursos do orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil a alunos em situação de vulnerabilidade, atendendo muitos dos beneficiários do Programa de Auxílios também em moradia, transporte e creche, não apenas na área de alimentação.

As atividades do Restaurante Universitário ficarão a cargo da nova empresa  MISTURA DO SABOR RESTAURANTE E BUFE LTDA (Contrato nº 6/2022 celebrado entre a UFTM e a empresa), que iniciou em 21 de março. O contrato firmado deve garantir aos alunos refeições de qualidade (almoço e jantar), com cardápios balanceados, elaborados por nutricionista da empresa contratada e aprovado, semanalmente, por uma nutricionista da UFTM.

• HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
    • Almoço: 11h às 14h
    • Jantar: 18h às 19h30
  • FUNCIONAMENTO DO CAIXA
    • Almoço: 9h30 às 14h
    • Jantar: 17h às 19h30
  • VALOR DA REFEIÇÃO
  • Estudantes de graduação presencial da UFTM: R$8,80 (obrigatória apresentação de documento para comprovação e identificação).
  • Técnicos administrativos, docentes, estudantes de pós-graduação e comunidade externa em geral: R$13,80.

CONTATO

Fiscal de Contrato: Jacqueline Ap. Assis Silva / e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / Telefone: 3331-3177 (Sala de Fiscalização) ou 3331-3133 (Caixa do Restaurante Universitário)

Na página da Proace (http://www.uftm.edu.br/proace/restaurante-universitario), serão disponibilizadas, além do horário de atendimento e valores das refeições, o cardápio semanal aprovado e um formulário de pesquisa de satisfação quanto aos serviços prestados pela empresa.

Fotos: Luís Adolfo / UFTM