Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão de História promoverá Jornada e Seminário em abril
Extensão Universitária

Projeto de extensão de História promoverá Jornada e Seminário em abril

Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 08h17

De 18 a 20 de abril ocorrerá na UFTM de forma híbrida a 2ª Jornada de Estudos Históricos e o 1º Seminário de História Pública com o tema: Uma História pelos Públicos. O evento faz parte das ações do Projeto de Extensão Laboratório de História Pública do curso de História da UFTM, promovido pelo Departamento de História e Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – IELACHS.

O objetivo principal, segundo os organizadores, é promover o entendimento sobre o que é História Pública, sobre como ela é articulada nos espaços virtuais e sua relação com conteúdos patrimoniais, cinematográficos e nas linguagens artísticas, sobre quem maneja essa área do conhecimento e sobre como ela pode ser uma forte ferramenta auxiliadora do conhecimento histórico para a sala de aula e fora dela.

Ainda conforme os organizadores, o evento contará com a realização de conferências (VIRTUAIS), minicursos (poderão ser PRESENCIAIS e/ou VIRTUAIS) e workshops (poderão ser PRESENCIAIS e/ou VIRTUAIS), os quais envolvem as discussões sobre a pluralidade do conhecimento histórico e suas diferentes formas de divulgação. A temática pressupõe a abordagem dos usos públicos da História tendo em vista a utilização da História Pública e suas relações com os conteúdos midiáticos. Essa propagação causa um breve estranhamento e várias aproximações que possibilitam a aprendizagem histórica por outros meios que não a sala de aula.

A submissão de minicursos e workshop poderá ser realizada até 30 de março. As inscrições para esses minicursos e workshops será de 4 a 14 de abril.

Para mais informações sobre modalidades de inscrição e programação completa, ACESSE A PÁGINA DO EVENTO

Eventuais dúvidas também poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Imagem/Arte: Org. evento