Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Curso de formação para professores da educação básica está com inscrições abertas
Educação Básica

Publicado: Quarta, 30 de Março de 2022, 14h45

Projeto prevê dois amplos cursos de formação de professores

Os grupos do Programa de Educação Tutorial da UFTM Conexões de Saberes Ciências da Natureza e Matemática, Conexões de Saberes Licenciaturas e Serviço Social, Enfermagem, Ensino de Química, História, Letras, Matemática, Medicina e Serviço Social estão desenvolvendo e implementando o Projeto PET Formação: estreitando laços entre a universidade e a escola básica.

Sob coordenação do professor Daniel Alves Cerqueira, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação  - ICENE, o projeto será desenvolvido entre abril de 2022 e fevereiro de 2023. A primeira atividade a ser realizada será um minicurso sobre a ferramenta Google Drive, realizada no dia 29 de abril de 2022, das 13h às 14h.

O programa é uma iniciativa dos docentes e acadêmicos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, que atuam como tutores e alunos bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PET, e será ofertado por meio de minicursos e oficinas de formação para professores da educação básica.

Conforme os organizadores, trata-se de uma proposta longitudinal, um programa “guarda-chuva”, que irá compor dois cursos de formação de professores, ministrados em forma de oficinas on-line e de livre acesso, produzidas de forma interativa e interdisciplinar pelos petianos participantes dos nove (9) grupos PET da UFTM, que serão disponibilizadas, também, por meio de canal no YouTube. O primeiro curso será composto por oficinas sobre a utilização de ferramentas digitais para a interação on-line entre professores e alunos - que se mostrou fundamental durante a pandemia de Covid-19, quando o ensino passou a ser exercido remotamente, tendo em vista a necessidade de distanciamento social. Dentre as ferramentas solicitadas, estão: Plataforma Canva; Aplicativos para Criação de Avatares ou personagens para interação on-line; Planilhas em Excel, Recursos em Power Point; e as ferramentas disponibilizadas pelo Google, como o Classroom, o Google Drive, o Google Forms e o Google Meet. O segundo curso será composto por oficinas contendo jogos, aplicativos e atividades voltadas para conteúdProjeo de extensão ofertará os didáticos como: Matemática; Informática; Ciências (Biologia, Física e Química); História; Inglês; Literatura; Português (análise linguística e semiótica); Educação Infantil; Educação e desafios para a classe trabalhadora e as faces da questão ambiental. Todas as oficinas serão preparadas e ministradas remotamente por acadêmicos participantes do PET da UFTM, que formaram grupos interdisciplinares a partir de aptidões e interesses.

O projeto visa atender os professores da rede municipal de ensino, mas qualquer pessoa interessada pode se inscrever nas atividades.

Para mais informações e realizar inscrições, acesse a página do projeto: https://www.even3.com.br/petformacao/

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.