Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Históricos de graduação da UFTM passam a poder ser emitidos em língua inglesa pelo sistema acadêmico
Internacionalização

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 15h31

A partir da segunda quinzena deste mês de abril, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico - DRCA, por meio da Divisão de Registro Escolar – DRE,  poderá emitir históricos escolares de graduação em língua inglesa automaticamente, via sistema acadêmico. O documento poderá ser gerado pelos servidores da Divisão de Registro Escolar e, quando necessário, poderá ser solicitado por discentes de graduação, com as devidas justificativas, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A nova possibilidade é resultado de uma demanda da Assessoria de Cooperação Internacional - ACI, que contou com o envolvimento direto do DRCA e do Departamento de Tecnologia e Informação - DTI da UFTM em sua implementação. O próprio sistema acadêmico da instituição foi adaptado para acelerar o processo. A ACI realizou a tradução para a língua inglesa do banco de disciplinas da universidade e, com a adaptação do sistema pelo DTI, foi possível alimentá-lo para que os documentos pudessem ser emitidos de forma automática.

Para a diretora do DRCA, Nilda Rosa Nunes Martins, o ganho de tempo com a nova funcionalidade é considerável. “Temos uma demanda grande de pedido de histórico em inglês. Geralmente o histórico escolar em português era gerado e enviado para a tradução por e-mail à ACI, que solicitava o prazo de 15 dias para a devolução do histórico escolar traduzido. Com esse implemento, o prazo para a expedição do histórico escolar traduzido será reduzido para 4 dias úteis, não onerando o trabalho prestado pela ACI nessas traduções”, frisou Nilda.

O histórico escolar em língua inglesa é um documento acadêmico sempre solicitado para inscrição com objetivo de concorrer a intercâmbios e demais processos seletivos com fomento internacional.

Para o coordenador da ACI, professor Wendell Sergio Ferreira Meira, é uma grande conquista em consonância com a ACI, que vem trabalhando desde sua criação, em 2012, para a institucionalização na UFTM da internacionalização. A ideia, conforme o professor Wendell, é que processos como esse, de tradução mais célere dos históricos, bem como de outros processos de fomento à internacionalização, comecem a ser prática comum na Instituição. “Temos outros desafios, como, por exemplo, também, implementar disciplinas em língua estrangeira, um próximo degrau a ser alcançado”, destacou Wendell, reconhecendo ainda que a possibilidade agora de os históricos serem emitidos em língua inglesa em bem mais curto espaço de tempo foi resultado da união de esforços e do empenho do DTI e do DRCA para atender a esse anseio da ACI.

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser obtidas junto ao e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.