Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe Zebu Baja UFTM se prepara para competição nacional neste mês
Off-road

Equipe Zebu Baja UFTM se prepara para competição nacional neste mês

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 08h00

De 20 a 24 deste mês de abril, discentes dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica, de Produção e Elétrica participarão da 27ª competição Nacional Baja SAE Brasil, na cidade de São José dos Campos - SP. A equipe Zebu Baja UFTM está ajustando os últimos detalhes para competir em mais esse desafio que reúne cerca de 70 equipes de todo o país.

Ao todo irão 25 discentes da equipe da UFTM, acompanhados pelos professores do Departamento de Engenharia Mecânica, Luciano Fernandes e Marcos Massao Shimano, coordenador do projeto. Em 2022, a capitã da equipe é a discente Sofia Alves Leite. Os pilotos principais são Gustavo Martins Pires e Bruno Nery Pistori de Oliveira, todos do curso de Engenharia Mecânica.

Conforme o professor Shimano, neste ano também será comemorado os 10 anos da equipe Zebu Baja UFTM, com as assinaturas de todos os capitães que passaram pela equipe: Rafael Waechter, Marcionilio Francisco, Victor Leonardo, Hildo Severino, Wilber Silva, Mateus Lopes, Rafael Fernandes, Igor da Silva e a atual, Sofia Alves Leite. A competição deste ano será a 16ª presencial que a equipe participará, entre competições nacionais (9) e regionais (7).

Professor Marcos Massao Shimano

A escolha dos capitães e dos pilotos, segundo o professor Shimano, depende primeiramente do engajamento dos alunos na equipe, com necessidade de perfil participativo e de liderança. A competição exige que os pilotos tenham carteira nacional de habilitação e conhecimento total sobre o carro, e que a equipe possa confiar totalmente neles, pois quando estão pilotando a responsabilidade é muito grande. “O esforço de toda a equipe para construir o veículo estará nas mãos deles. Além da equipe, eu e a capitã precisamos confiar totalmente neles”, destaca.

PATROCÍNIO

Professor Shimano afirmou que aprovou um projeto no edital Santos Dumont da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig com vigência de três anos e foco em financiamento de equipes para competições, o que tem sido de grande ajuda para aquisição de equipamentos, materiais e realização de inscrição no evento. Declarou também que a UFTM irá fornecer o transporte para a equipe, para o veículo e equipamentos, além do auxílio para discentes e docentes referente a custos com estada e alimentação.

NOVIDADES

Após dois anos sem competições, este ano a equipe Zebu Baja UFTM está animada e com uma expectativa muito boa com relação ao desempenho. Estão finalizando um protótipo novo com acertos na direção e na suspensão dianteira. Em comemoração aos 10 anos da equipe no ano passado, será realizada homenagem aos capitães que já passaram pela equipe no design do veículo.

“Outro ponto inovador é que iremos apresentar o baja como uma opção para o manejo de animais nos pastos, muitos já utilizam motocicletas e helicópteros e por que não um baja, que é desenvolvido para andar em quase todo tipo de terreno? Essa ideia será demonstrada na etapa de apresentação de projeto, que também abordará análise estrutural, freio, PowerTrain, dinâmica longitudinal e lateral, marketing, eletrônica e finanças” concluiu, confiante, o professor Shimano.

Equipe Zebu Baja UFTM 2022

SAE BAJA

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. E o mais estimulante é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos!

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representam a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste. Leia mais em https://saebrasil.org.br/programas-estudantis/baja-sae-brasil/

Siga  o Zebu Baja UFTM nas redes sociais:

Zebu Baja UFTM @facebook

Zebu Baja UFTM @instagram

Zebu Baja UFTM @linkedin

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser adquiridas  pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fotos: Equipe Zebu Baja UFTM

Assunto(s): Competição , Zebu Baja , UFTM , 2022.