Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM abre seleção para alunos da graduação aos programas de Iniciação Científica e Tecnológica
Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 08h38

A UFTM divulga abertura do processo de seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica, patrocinadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela UFTM, nas seguintes modalidades:

- Iniciação Científica - PIBIC/CNPq;

- Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af/CNPq;

- Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq;

- Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica - PIBIC/UFTM e PIBITI/UFTM;

- Iniciação Científica Sem Bolsa (voluntária).

Serão distribuídas 110 bolsas (79 PIBIC/CNPq, 1 PIBIC-Af/CNPq, 3 PIBITI/CNPq, 24 PIBIC/UFTM e 3 PIBITI/UFTM), sendo o número das bolsas condicionado à liberação de cotas pelo CNPq e UFTM. Haverá demanda livre para as propostas recomendadas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Sem Bolsa.

A finalidade é despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes da graduação, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior.

Inscrições

As inscrições estarão abertas das 7 horas do dia 9 de maio de 2022 até as 23h59 do dia 10 de junho de 2022, sendo necessário o envio eletrônico dos documentos pelo sistema UFTMNet (https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/?id=1).

Avaliações

A primeira etapa de avaliação será do dia 13 a 24 de junho de 2022, por meio de pré-análise feita pela equipe de Iniciação Científica e Tecnológica. A etapa I consiste na verificação documental da proposta, exceto o conteúdo do projeto, inserida no Sistema UFTMNet, exclusivamente em formato PDF. Os resultados serão divulgados dia 27 de junho.

Na etapa II, pareceristas ad hoc avaliarão o conteúdo dos projetos e as produções acadêmicas apresentadas pelos proponentes, de 8 a 25 de julho de 2022. O resultado parcial será divulgado dia 29 de julho e o resultado final no dia 8 de agosto de 2022.

As atividades terão início em 1º de setembro de 2022. O início da vigência dos projetos poderá sofrer alterações de acordo com o calendário da agência de fomento.

O projeto terá duração de 12 meses, de setembro de 2022 a agosto de 2023. O início da vigência do projeto poderá ser alterado, dependendo da liberação de recursos financeiros pela agência de fomento. O valor da mensalidade será estipulado pela Diretoria do CNPq e da UFTM.

Acesse a página do edital e anexos: http://www.uftm.edu.br/editais-institucionais/iniciacao-cientifica/editais-em-andamento