Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África começará nesta terça-feira
Cooperação

Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2022, 13h45

No próximo dia 26 de abril, a partir das 8h, horário de Brasília, ocorrerá, de maneira on-line, a IV Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África. Conforme os organizadores, o objetivo será promover debate de temáticas que, direta ou indiretamente, estejam relacionadas à produção de conhecimento no eixo Sul-Sul como forma de promover laços simétricos e solidários entre países do sul epistemológico.

A IV Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África traz neste ano o  tema central “A cooperação Brasil-África é possível, sabe como eu faço?...”. O formato do evento será por meio de oficinas, as quais serão organizadas por quem já construiu alguma experiência nessa cooperação e tem interesse em compartilhar com a comunidade acadêmica brasileira e africana. Serão oferecidas cinco oficinas, ministradas por um representante da UFTM com um representante de um país africano.

O momento de abertura terá a Palestra / Fala inicial discorrendo sobre "Como a cooperação acadêmica Brasil-África qualifica as instituições de ensino superior?", pelo professor Caetano Pereira (ISCISA/Moçambique) e pela professora Marinalva Vieira Barbosa (PPGE/UFTM/Brasil). A transmissão da mesa de abertura e encaminhamentos das oficinas será pelo Canal do YouTube do Brasil-África Cooperação Acadêmica Internacional . Para cada oficina haverá um link do Google Meet que será encaminhado posteriormente aos inscritos. As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até 22 de abril, preenchendo-se FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

O evento em 2022 é coordenado pela professora Luciana de Almeida Silva Teixeira, do Instituto de Ciências da Saúde - ICS, e também foi organizado com a colaboração de cinco grupos de pesquisas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro: GEPADLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita), GEPIC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interculturalidade e Educação em Ciências), GEVAR (Grupo de Estudos Variacionistas), NEPPC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Pobreza e Cidadania) e GPEPS (Grupo de Pesquisa em Educação para as Profissões da Saúde).

Em suas duas edições anteriores, a Roda consolidou-se como um espaço de trocas entre grupos que atuam na educação superior de países africanos com docentes, discentes e técnicos da UFTM, de diversos setores. O público-alvo é a comunidade acadêmica do Brasil e de diferentes países da África, com os quais a Instituição tenha relações de cooperação.

Data: 26/04/2022

- 8h-9h (Brasil) / 13h-14h (Moçambique): Mesa de abertura do evento

- 9h-11h (Brasil) / 14h-16h (Moçambique): oficinas

- 11h-13h (Brasil) / 16h-18h (Moçambique): intervalo

- 13h-14h30 (Brasil) / 18h-19h (Moçambique): oficinas

- 14h30-16h (Brasil) / 19h-21h (Moçambique): encaminhamentos das oficinas e fechamento do evento

OFICINAS:

Acesse o evento nas redes sociais:

Roda-Brasil-África@Instagram

Roda-Brasil-África@Facebook

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Artes/imagem: Orgs. evento