Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM é parceira de instituição angolana na criação e realização de curso de doutorado em Ciências da Educação
Internacionalização

Publicado: Quarta, 04 de Maio de 2022, 08h06

A UFTM assinou em 2021 como parceira, ao lado de USP, UFPA e UFRN, o projeto para criação de curso de doutorado apresentado pelo Instituto Superior de Ciência da Educação do Sumbe/Angola (ISCED) ao Edital do Programa de Apoio ao Ensino Superior - UNI.AO. No final do mês de abril de 2022, saiu o resultado do processo seletivo, realizado em duas etapas, e o projeto do ISCED foi aprovado. O curso terá início a partir do segundo semestre de 2022.

UNI.AO é um programa de cooperação técnica implementado pela Expertise France e financiado pela União Europeia. O edital em questão teve como objetivo apoiar “o subsistema de ensino superior de Angola na produção de conhecimento e inovação, com fundos para investigação, para a criação de novos cursos de pós-graduação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país”.

O ISCED, com o apoio das instituições brasileiras, apresentou um projeto para formar doutores para a área de Ciências da Educação com especialização em duas linhas: metodologias de ensino para a Educação Pré-Escolar e Metodologias de Ensino para o Ensino Primário. A previsão é formar 32 doutores por meio do projeto.

O corpo docente brasileiro que dará sustentação ao projeto participa de um consistente trabalho de cooperação acadêmica desenvolvido nos últimos 4 anos com o ISCED. A professora Marinalva Barbosa, do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa do IELACHS/UFTM, participou da escrita do projeto e também foi a responsável pelo diálogo com docentes das demais instituições parceiras para concepção e escrita dos planos de ensino. A comissão de elaboração do projeto trabalhou para atender às etapas da seleção via Google Meet durante todo o ano de 2021.

“Tendo em vista a falta de profissionais para atuar na educação superior em Angola, a aprovação do projeto é de fundamental importância porque inclusive atende à meta do governo angolano de investir nessa formação. Além disso, esse será o primeiro curso de doutorado em Ciências da Educação em Angola. Não só, trata-se de um curso que será desenvolvido em um instituto que está no interior daquele país”, afirmou Marinalva. O município do Sumbe, capital da província do Cuanza Sul, está distante de Luanda aproximadamente 320 quilômetros.

A UFTM, dentre as parceiras, é a IES que oferecerá o maior número de docente para realização do curso de doutoramento. Serão 10 docentes da UFTM das áreas de Linguística, Geografia, Psicologia, Matemática, Ciências Biológicas e Medicina. Além de ministrar aulas, os docentes das IES parceiras colaborarão orientando os doutorandos, participando de grupos de pesquisas, eventos e na organização de periódicos e laboratórios. O financiamento aprovado pela Expertise France para execução do projeto é de cento e cinquenta mil euros.