Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa de projeto da Receita Federal de doação de equipamentos de informática a escolas
Cooperação

Publicado: Terça, 17 de Maio de 2022, 15h11

Na manhã desta terça-feira, 17 de maio, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, ocorreu cerimônia de entrega de 130  aparelhos de TV Box convertidos em microcomputadores à Secretaria de Educação – Semed do município. A ação foi fruto do Projeto Além do Horizonte, idealizado pela Receita Federal de Minas Gerais, que também estendeu a outras cidades do estado.

O projeto, que também contou com apoio e o envolvimento  da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, possibilitou a doação dos equipamentos a onze instituições de ensino localizadas em bairros rurais de Uberaba, entre Cemeis e escolas municipais. Segundos os organizadores, do total doado para a rede municipal, 80 Tvs Box foram convertidas nos laboratórios do IFTM e 50 na UFTM.

Entre os participantes da cerimônia no Centro Administrativo, estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Sidnéia Aparecida Zafalon Ferreira; o reitor da UFTM,  Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo; a reitora do IFTM, Déborah Santesso Bonnas; a agente da Receita Federal em Uberaba, Sandra Maria Barcelos da Silva; a professora da UFTM,  Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves, diretora do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE/UFTM; e o professor Elder Vicente de Paulo Sobrinho, do Departamento de Engenharia Elétrica, responsável na UFTM pela descaracterização e adequação dos aparelhos recebidos.

Da esq.: Prof. Luiz Fernando, reitor da UFTM; Sandra M. B. da Silva, agente da Receita Federal (Uberaba); e professores Elder e Alessandra (UFTM)

Do Projeto

A Receita Federal apreendeu os aparelhos de TV Box porque eles foram importados de forma irregular e eram adulterados para realizar a pirataria de canais pagos, filmes e outros conteúdos restritos.  Esses equipamentos foram destinados a instituições públicas de ensino superior, que fizeram a transformação dos aparelhos em minicomputadores. O software que dá acesso ilegal aos satélites foi removido e o aparelho bloqueado para que não possa mais ser utilizado para essa finalidade. Em seguida, o equipamento foi reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos. Após esse processo, os aparelhos passaram pelo ateste da equipe da Receita Federal para assegurar que não possam mais retornar ao mercado como receptores de TV Box.

O Projeto Além do Horizonte, de descaracterização de TV Box, surgiu em Minas Gerais a partir de outras parcerias entre a Receita Federal e instituições de ensino para destinação sustentável de mercadorias apreendidas. A primeira ação foi realizada em dezembro do ano passado, quando foram destinados 745 minicomputadores a escolas públicas de oito municípios mineiros.

Com informações da Prefeitura de Uberaba (Semed)  / Ass. de Com. DRF/Uberlândia/MG

Foto: Divulgação/UFTM