Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM inicia pesquisa entre discentes sobre uso de substâncias lícitas e ilícitas
Pesquisa

Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2022, 09h38

A pesquisa “Identificação dos disparadores do uso de substâncias aditivas lícitas e ilícitas e fármacos psicoativos sem prescrição médica em estudantes do ensino superior” pretende buscar informações entre os universitários da UFTM. Coordenado pela professora Patrícia Helena Zanier Gomes, do Departamento de Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia/ICBN, o estudo já aprovado pelo Colegiado do CEP/UFTM irá coletar dados por um formulário do Google, cujo link será enviado para os alunos via e-mail. A coleta ocorrerá até dezembro de 2022.

A pesquisa visa correlacionar os disparadores e as drogas utilizadas, ressaltar qual droga apresenta maior incidência de uso e investigar se há correlação entre a condição socioeconômica do universitário com o uso de alguma droga.

De acordo com a coordenação da pesquisa, o abuso do uso de substâncias aditivas lícitas e ilícitas é reconhecido como um problema de saúde pública por ocasionar efeitos deletérios significativos para indivíduos e a sociedade de maneira geral. A elucidação dos aspectos buscados pela pesquisa pode auxiliar “a implementar medidas de promoção de saúde efetivas que visem aumentar a conscientização sobre problemas de saúde mental e consumo responsável de drogas, para assim, minimizar ou evitar o abuso dessas substâncias por parte dessa população que se mostra mais vulnerável ao seu uso e minimizar os seus efeitos deletérios. Além disso, o participante terá informações de que o abuso dessas substâncias e fármacos pode comprometer significativamente a sua saúde física e mental, e reconhecer quais são os prejuízos decorrentes de seu uso”, afirmou a professora Patrícia Gomes.

O link do questionário pode ser acessado pela página: