Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto Geopark Uberaba e Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual firmam parceria
Início do conteúdo da página
GEOPARK

Projeto Geopark Uberaba e Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual firmam parceria

Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2022, 12h21

Representantes da UFTM que fazem parte da equipe do Projeto Geopark Uberaba realizaram uma visita ao Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual - CAP. Na ocasião, foi firmada uma parceria para elaborar o material de divulgação do projeto em sistema braile e fonte de tamanho ampliado.

Integrantes da equipe da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT-UFTM) composta pelo pró-reitor de Extensão da UFTM, professor Fabrício Anibal Corradini, e os servidores Cláudia Nunes, Gyzah Pereira e Raphael Arduini, com os representantes do CAP: a coordenadora Beatriz Rodrigues Marques Cardoso, Maria Cecília dos Reis Netto (professora adaptadora/ transcritora), a supervisora Thais Campos Freitas e as revisoras Maria Aparecida do Prado e Maria Aparecida Peracini. Foto: Henrique Cury/equipe CAP.

 

Durante o encontro, a equipe da UFTM teve uma imersão no universo de deficiência visual e recebeu orientações sobre como tornar acessíveis os conteúdos de comunicação visual usando o braile, no caso de material impresso. A parceria também viabilizará suporte para impressão com os equipamentos do CAP, bem como revisão do material por seus profissionais.

Além de demonstrar as capacidades que as estruturas do CAP podem fornecer, a visita propiciou que a equipe de trabalho do Projeto Geopark Uberaba vislumbre outras possibilidades a serem exploradas na confecção de placas de sinalização, entre elas material audiodescritivo e objetos em 3D para experiência tátil.

 

CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO

Os Centros de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual – CAPs são unidades de serviços implantadas nos diferentes estados da Federação, por meio de um projeto instituído pelo Ministério da Educação com o objetivo de oferecer subsídios aos sistemas de ensino para o atendimento aos educandos com deficiência visual. Em Uberaba, o Centro é vinculado à Escola Estadual Professor Alceu Novaes e oferece atendimento às famílias dos deficientes, produção de material adaptado e ainda capacitação de professores. Atualmente, o CAP/Uberaba é responsável pelo atendimento de 12 superintendências regionais de ensino, o que corresponde a aproximadamente 230 cidades mineiras.

 

PROJETO GEOPARK UBERABA

O Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultural local. A equipe do Projeto é composta por integrantes da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SEDEC), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), do SEBRAE e da PROEXT/UFTM.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Geopark Uberaba , PROEXT , braile
Fim do conteúdo da página