Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de extensão promoverá lançamento de livro sobre artesanato nesta sexta-feira
Lançamento

Publicado: Sexta, 27 de Maio de 2022, 15h40

*O Projeto “Identidade do Artesanato de Tradição Cultural de Uberaba, Triângulo Mineiro, MG”, vinculado ao “Programa de Extensão Universitária Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática” fará, no próximo dia 10 de junho, sexta-feira, às 19h, de maneira on-line, o lançamento do livro “Identidade do artesanato de tradição cultural de Uberaba - MG”. A obra, disponibilizada gratuitamente, em formato e-book, foi organizada pelo professor  Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – ICENE, coordenador do Programa Interfaces da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, e traz a temática identidade, valorização e caracterização do artesanato de tradição cultural de Uberaba.

A publicação é fruto do projeto intitulado “Identidade do Artesanato de Tradição Cultural de Uberaba, Triângulo Mineiro – MG”, ação extensionista aprovada em outubro de 2020 pelo Edital 06/2020 de Ensino-Pesquisa-Extensão (Edital Geoparque) da UFTM. Conforme o professor Alberto, o e-book dialoga com a produção tradicional e cultural em Uberaba  – artesanato, fazer manual e geração de renda -.  “Tentamos representar a produção por meio de convocatória às artesãs e aos artesãos entre os meses de novembro de 2020 a janeiro de 2021. O objetivo do projeto foi mapear a comunidade local de artesãos e artesãs, no que diz respeito à produção dos artesanatos”, destacou.

A proposta foi integrada pela linha de investigação e produção “Inventário do Patrimônio Histórico e Cultural”, uma vez que o foco de atuação foi por meio da inserção de atividades de elaboração de inventário participativo, triagem, compilação, dentre outras atividades de reconhecimento do artesanato de tradição cultural do município de Uberaba - MG.

O e-book traz um levantamento da produção uberabense no setor do artesanato, além de trazer textos que representam o potencial do fazer artesanal e tradicional, entre eles: “Identidade do Artesanato de Tradição Cultural de Uberaba-MG”, de autoria do organizador;  “Mulher Artesã”, da professora Fani Tabak, do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da UFTM; “Mãos Felizes”, do professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas Artes da UFMG; “Desafio do Fazer Manual”, de Aguimar José Luiz, artesão ceramista e idealizador do Ateliê Livre Mineiro de Arte (ALMA); “Artesania e a Solidariedade Intergeracional”, de Angélica Carvalho Lemos; artesã, pesquisadora e terapeuta ocupacional e idealizadora do Coletivo Mulheres de Herança Artesã.

Ainda conforme o professor Alberto, os textos do livro partilham a produção do artesanato local, referenciando desde os modos de fazer, os saberes tradicionais, a troca intergeracional, a aprendizagem, o trabalho manual, entre outros. A artesã Angélica, nesse contexto, diz em seu texto: “Vamos recordar dos encontros narrados por nossas avós, avôs, mães e pais que vivenciaram o encontro com o artesanato nos lares ou quintais. Quintais que depois passam a ocupar também os espaços comunitários”. Diante do cenário do artesanato local, em que a maioria são mulheres, a professora Fani aponta que: “A mulher artesã constitui-se dentro dos limites impostos à sua condição enquanto mulher, tendo de atender a todas as demandas da vida doméstica, mas estabelecendo um espaço criativo em que pode exercer o controle de si e daquilo que cria”. Já no cenário da geração de renda, o artesão Aguimar contribui: “O artesão tem que se preocupar com sua autonomia, pois tivemos que nos reestruturar, formalizar, implementar e estudar os nichos que foram sendo formados pelo mercado”. Para o escultor e professor Fernandino, “Muitas vezes, o produto artesanal, ou um conjunto de produtos artesanais distintos, passam a ser uma referência regional estabelecendo uma relação simbiótica, que beneficia tanto a região como o produto artesanal”.

O livro, publicado pela Editora Atena, é recomendado para pesquisadores em Cultura Popular, Arte Popular, professores do ensino superior, professores da escola básica, profissionais da área de arte e cultura, artesãs e artesãos, estudiosos em artesanato e design preocupados com as questões dos saberes e fazeres tradicionais do campo e da cidade.

- Abertura – Programação Cultural

Talinho │ Uberaba, MG

Violão e Voz

19h – 19h:30

- Círculo de Cultura: Identidade do Artesanato de Tradição Cultural de Uberaba, MG

Angélica Carvalho Lemos  / Artesã e Terapeuta Ocupacional │ Coletivo de Mulheres de Herança Artesã

Aguimar José Luiz  /  Artesão e Ceramista e idealizador do Ateliê Livre Mineiro de Arte (ALMA)

Rafaela Minaré  /  Discente extensionista │Graduanda em Letras │ UFTM

Prof. Alberto Luiz Pereira da Costa  /  Organizador do Livro │UFTM

- Encerramento Cultural

Zé Araújo │Juazeiro, BA

Violão e Voz

20h: 30 – 21h

Lançamento do livro: 10 de junho, às 19 horas

Local: Presencial e On-line

Presencial: Auditório Safira │ UFTM │

Av. Frei Paulino, nº 30 – Prédio da Reitoria UFTM – Bairro Abadia, Uberaba, MG.

Sala Virtual (link enviado para quem fez a inscrição antecipadamente FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO). O evento prevê emissão de certificado para participantes.

Promoção: Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática e Centro Cultural da UFTM.

Para download, ACESSE: “Identidade do artesanato de tradição cultural de Uberaba - MG”

Capa do livro: Mapa de Uberaba bordado manualmente pela artesã Angélica Carvalho Lemos

*matéria atualizada em 8 de junho de 2022 a pedido dos organizadores