Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa descreve perfil clínico e epidemiológico de pacientes internados com COVID-19 em Uberaba
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Pesquisa descreve perfil clínico e epidemiológico de pacientes internados com COVID-19 em Uberaba

Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2022, 07h57

Pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e colaboradores avaliaram e descreveram o perfil clínico epidemiológico de pacientes diagnosticados com COVID-19, nas formas moderadas e graves da doença, entre o período de 25 de março e 21 de outubro de 2020. A pesquisa acaba de ser publicada em um periódico científico internacional.

Os 395 pacientes avaliados no estudo foram internados com doença gripal e suspeita de Covid-19 em três hospitais da cidade de Uberaba (Hospital Universitário Mário Palmério, Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva e Hospital Unimed São Domingos). Esses  hospitais foram os responsáveis ​​pelo atendimento de todos os pacientes da macrorregião do Triângulo Sul que abrange 27 municípios e uma população de aproximadamente 1.3 milhões de habitantes.

A mestranda Bruna Raphaela Silva, no Laboratório de Imunologia da UFTM
A mestranda Bruna Raphaela Silva, no Laboratório de Imunologia da UFTM

 

A pesquisa, que perdurou por dois anos, foi realizada no laboratório de Imunologia da UFTM. O estudo chefiado pelos professores e pesquisadores Carlo José Freire Oliveira, Marcos Vinicius Da Silva e Virmondes Rodrigues Junior, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, fez parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, desenvolvida pela acadêmica Bruna Raphaela Oliveira Silva e contou com a colaboração de mais de vinte integrantes.

A pesquisa

Pesquisador Marcos Da Silva ao lado de aluna colaboradora no Laboratório de Imunologia da UFTM
Pesquisador Marcos Da Silva ao lado de aluna colaboradora no Laboratório de Imunologia da UFTM

 

A equipe do estudo levantou informações como idade do paciente, hospital de internação, resultados do teste SARS-CoV-2, duração dos sintomas antes da hospitalização, tempo de internação, sexo, mortalidade, diagnóstico de comorbidade pré-existente e medicamentos administrados contidos em prontuários e inseridos em uma ficha eletrônica. Os dados foram avaliados para geração de indicadores para um melhor manejo e intervenção.

Foram encontrados, no período do estudo, 395 pacientes internados em Uberaba, com suspeita de formas moderadas ou graves da doença. Desse total de casos, 82% foram confirmados como positivos para Covid-19, por análise de qRT-PCR de “swabs” nasais. Os pacientes avaliados tinham idade mínima de 14 anos e máxima de 100 anos. A média de idade dos pacientes com resultado positivo foi de 58,4 anos, sendo 60,76% do sexo masculino. Acompanhando esses pacientes ao longo de sua internação, foi observada uma taxa de mortalidade de 31,3%.

Na população positiva para Covid-19, a pesquisa observou que o risco de morte aumentou 4% para cada ano de idade do paciente. Da mesma forma, a idade mais avançada foi associada ao maior tempo de internação e maior risco de desenvolver insuficiência respiratória aguda. Entre os tratamentos testados em pacientes, a utilização de anticoagulantes foi associada a uma menor taxa de mortalidade. As comorbidades em pacientes com a doença foram positivamente relacionadas com o aumento do tempo de internação.

Aluna colaboradora da pesquisa no Laboratório de Imunologia da UFTM
Aluna colaboradora da pesquisa no Laboratório de Imunologia da UFTM

 

Em resumo, este estudo revelou que idade, a presença de comorbidades, o tempo de internação e o tratamento medicamentoso alteraram consideravelmente a letalidade por Covid-19. De acordo com os autores, os dados colaboram com a compreensão de fatores que se associaram positivamente ou negativamente durante o período da pandemia. “Os dados deste estudo mostram claramente que as descrições epidemiológicas da COVID-19 na região geram indicadores importantes para o aprimoramento dos serviços em saúde e acompanhamento dos pacientes acometidos com a doença. Ainda, mesmo que a pesquisa não indique nenhuma terapia medicamentosa é possível verificar aquelas com maior associação de sucesso. Por fim, vale a orientação que a vacina é fundamental e que os medicamentos até então testados só devem ser indicados por um profissional de saúde devidamente habilitado”, ressaltou o pesquisador Carlo Oliveira.

A publicação

O estudo foi publicado neste mês em uma revista internacional prestigiada pela comunidade científica, denominada “Frontiers in cellular and infection microbiology”, especializada em doenças infecciosas.

O estudo pode ser encontrado na integra no “link” a seguir:

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fcimb.2022.899702/full?&utm_source=Email_to_authors_&utm_medium=Email&utm_content=T1_11.5e1_author&utm_campaign=Email_publication&field=&journalName=Frontiers_in_Cellular_and_Infection_Microbiology&id=899702

 

Imagens: Divulgação/UFTM

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página