Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Editais de fomento à ciência, tecnologia e inovação serão publicados pelo Governo de Minas Gerais
Editais

Publicado: Terça, 31 de Maio de 2022, 15h33

Com o objetivo de aumentar a competitividade de empresas mineiras e estreitar as relações entre universidades e instituições de pesquisa com o setor privado, o Governo do Estado lançou, nesta terça-feira, 31 de maio, o Compete Minas. A ação inclui a abertura de dois editais, no valor integral de R$ 100 milhões, para apoiar projetos de inovação nas empresas.

O evento de lançamento do Compete Minas foi realizado na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig, em Belo Horizonte. A Fundação é parceira da iniciativa junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - Sede-MG.

O evento contou com a presença do governador de Minas Gerai, Romeu Zema, do presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, de autoridades relacionadas à área e gestores de instituições de ensino e pesquisa, entre eles o reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM, professor Carlo José Freire de Oliveira.

À esq., professor Luiz Fernando, reitor da UFTM, com o prof. Carlo, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Editais do Compete Minas

Os editais do Compete Minas foram divididos em duas linhas e há previsão de que sejam publicados no próximo dia 6 de junho no site da Fapemig.

A primeira linha, intitulada Empresas, disponibilizará R$ 50 milhões para que empresas, cooperativas e startups desenvolvam projetos de inovação tecnológica em produtos ou processos de maneira independente ou em parceria com outras instituições. Poderão ser inscritos projetos de empresas que faturem até 300 milhões de reais por ano, sendo o valor máximo por projeto variável de acordo com o porte da organização. Empresas que faturem até R$ 16 milhões poderão requerer até R$ 200 mil e as demais irão poder requerer até R$ 1 milhão.

Já a Linha Tríplice Hélice, voltada para as instituições de ciência e tecnologia, prevê o aporte de R$ 50 milhões para que universidades públicas e privadas realizem projetos de pesquisa e inovação em parceria com o setor privado. Os projetos inscritos deverão ser de autoria de instituições de ciência e tecnologia localizadas em Minas Gerais que tenham parceria com empresas. Nessa linha, o valor que poderá ser requerido por projeto também varia de acordo com o porte da empresa. Para projetos que tiverem como parceiras empresas que faturem até R$ 16 milhões, poderão ser requeridos até R$ 200 mil. Já para aqueles que tenham parceria com empresas que faturam entre R$ 16 milhões e R$ 300 milhões, o valor requerido é de até R$ 2 milhões por projeto.

Fonte: Agência Minas (matéria completa)

Fotos: Divulgação/UFTM