Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Terapia Ocupacional promoverá evento neste sábado no bairro Volta Grande
Extensão Universitária

Terapia Ocupacional promoverá evento neste sábado no bairro Volta Grande

Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 07h54

Com o objetivo de promover a acessibilidade cultural e a democratização da cultura sob preceitos de museu comunitário, será realizada a primeira edição do evento Volta Grande Cultural - "VG + CULTURA", fruto da parceria do curso de Terapia Ocupacional com o Memorial Chico Xavier e a Fundação Cultural.

O evento, que ocorrerá no sábado, dia 4 de junho, das 14h às 18h, no Memorial Chico Xavier, ao lado da Mata do Carrinho, no bairro Volta Grande,  será aberto ao público e apresentará ações da Terapia Ocupacional no campo social e da cultura, desenvolvidas junto à comunidade durante o semestre visando aproximar  os moradores do espaço museológico.

A abertura do evento contará com apresentação de flauta e poesia com os moradores do bairro, Morleno Jr. e Ana Elisa, seguida pela roda de conversa "Cultura e memória: entrelaços solidários", com a participação de convidados residentes do bairro Volta Grande, entre eles Éderson (Nenê), presidente da Associação do Bairro; Benedito Maria Ferreira, artesão; Maria Demercí Ferreira Cláudio e Joana Darc da Silva, umas das primeiras residentes do bairro.  A mediação ficará por conta da professora Cláudia Franco Monteiro, do curso de Terapia Ocupacional da UFTM e coordenadora do projeto.

Haverá um palco que receberá as apresentações artísticas e culturais, entre elas apresentação do Circo do Povo, da Companhia de Reis Água Santa, da Bateria Cachorrada, do curso de Direito da Universidade de Uberaba, e encerramento com banda samba de raiz e MPB. Haverá também apresentação de documentários e matérias produzidas com os moradores e suas memórias sobre os valores de Chico Xavier.

Conforme a coordenadora, professora Cláudia, ainda serão disponibilizados brinquedos e oficinas para as crianças e jovens, exposição de materiais produzidos por moradores, apresentação das ações desenvolvidas ao longo do semestre e do projeto de revitalização do Memorial.

Arte/imagem: Org. evento