Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos de Engenharia Mecânica da UFTM farão intercâmbio na França pelo Brafitec

Alunos de Engenharia Mecânica da UFTM farão intercâmbio na França pelo Brafitec

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 08h49

A partir de setembro deste ano, três alunos do curso de Engenharia Mecânica da UFTM realizarão intercâmbio acadêmico em instituições de ensino superior francesas, por meio do Projeto Capes/Brafitec.

O projeto, no âmbito do curso de Engenharia Mecânica, em que a UFTM participa desde 2014, é coordenado pelo professor Vitor Tomaz Guimarães Naves e, conforme ele destacou, “já possibilitou que vários alunos participassem da oportunidade de enriquecer seus currículos, ter experiência de morar e estudar em um país europeu de expressivo destaque científico, estagiar em empresas francesas e, em alguns casos, até alcançar o duplo diploma, ou seja, tornarem-se engenheiros na Europa (diploma da Universidade parceira) e retornarem para o Brasil e concluírem o curso de Engenharia na UFTM”.

Os alunos selecionados para este ano são Sofia Alves Leite, Lucas de Alvarenga Hanazono e Mateus Viana Silva, todos do curso de Engenharia Mecânica, que foram submetidos a um processo de seleção em que foram avaliados, entre os pré-requisitos, o rendimento acadêmico, nível de proficiência no idioma francês e atividades relacionadas à pesquisa, como iniciação científica e publicação de artigos científicos. A partir de setembro, mês que se inicia o período letivo nas instituições francesas, os alunos receberão, por meio de Edital Capes/Brafitec, bolsa de estudo mensal, recursos para custeio de passagens aéreas, auxílio moradia e recursos para pagamento mensal de seguro saúde.

Professor Vitor Tomaz (ao centro) com alunos selecionados pelo Projeto Capes/Brafitec

O professor Vitor ainda destacou que este ano havia quatro oportunidades de bolsas para os alunos do curso de Engenharia Mecânica e todas foram preenchidas, pois o aluno do curso, Nicholas Lemos de Carvalho, já morando na França e estudando na universidade parceira ENSTA-Bretagne, com recursos próprios, pôde concorrer a uma bolsa e assim a conquistou.

Para o próximo ano não há, de acordo com o Edital da Capes/Brafitec, previsão para novas bolsas de estudos. Porém, a parceria com as instituições se mantém, com seis instituições de ensino francesas e mais outras duas brasileiras, que também compõem a parceria, havendo, assim, a oportunidade de novos estudantes poderem futuramente cursar parte de seus estudos na França.

O professor Vitor Tomaz prevê que, além do curso de Engenharia Mecânica, poderá haver ainda oportunidade para alunos de outros cursos de engenharia da UFTM poderem usufruir também desta oportunidade e alerta os alunos quanto ao processo de seleção para o próximo ano, que se inicia no mês de março, para que haja tempo dos alunos prepararem toda a documentação necessária e regularizarem visto e moradia na França.

Mais informações e eventuais dúvidas sobre o Projeto Capes/Brafitec poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM