Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Grupo de trabalho realiza consulta pública para proposição de curso de Zootecnia em Iturama
Consulta Pública

Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 14h34

O Grupo de Trabalho criado com a finalidade de elaborar o Projeto de Criação do Curso de Bacharelado em Zootecnia, instituído pela Portaria de Pessoal nº 30, do diretor geral do Campus de Iturama, realizará, de 10 a 30 de junho de 2022, uma consulta pública com o objetivo de verificar o interesse social pela demanda para a proposição de curso superior de bacharelado em Zootecnia, no Campus Universitário de Iturama. A participação da sociedade, pessoas físicas e jurídicas é fundamental para o processo.

De acordo com o Grupo de Trabalho, a consulta pública conta com um questionário virtual com poucas perguntas e curto tempo de preenchimento. O questionário, que pode ser acessado pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1uzZX5kvg_mlTBclvosGnfjEiXwKZSTrwLrzZ9-RngEuoFw/viewform ,  é um dos processos estabelecidos pela PORTARIA DA REITORIA Nº 77, DE 28 DE JULHO DE 2021, que estabelece os procedimentos a serem seguidos para a proposição de novos cursos na UFTM.

De acordo com a portaria, além da consulta pública, o grupo de trabalho deverá realizar o levantamento de diversos dados para fundamentar a proposição de criação do curso, entre eles:

• levantamento de instituições públicas e privadas que oferecem o curso no território de influência da UFTM;
  • procura pelo curso por parte dos candidatos;
  • levantamento de demanda de profissionais no território de influência da UFTM;
  • análise de possíveis parcerias/pactuações;
  • relevância social;
  • infraestrutura da UFTM (recursos como salas de aula, equipamentos necessários, laboratórios, acervo bibliográfico, recursos de acessibilidade, recursos audiovisuais, estrutura de serviços);
  • corpo docente e técnico-administrativo;
  • organização didático pedagógica.

Após reunir esses dados, o processo precisa tramitar e ter sua documentação aprovada pelo Conselho de Ensino – Coens e Conselho Universitário – Consu. Caso o processo seja aprovado pelos respectivos conselhos, a proposta do novo curso ainda precisa ser incluída do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Posteriormente, a proposta será encaminhada para  análise do MEC.

De acordo com o Grupo de Trabalho, esta é uma etapa preliminar para a proposição de criação do curso superior de bacharelado em Zootecnia na UFTM. Caso a comunidade acadêmica e a sociedade civil demonstrem interesse e demanda, o grupo de trabalho  emitirá um parecer técnico que será incluído no Projeto de Criação do Curso. Posteriormente, será construído o Projeto Pedagógico do Curso de Zootecnia, para encaminhamento ao Conselho de Ensino - Coens e ao Conselho Universitário - Consu da UFTM, para aprovação.

Mais informações:

Consulta Pública - clique aqui