Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Campus Universitário de Iturama terá miniusinas fotovoltaicas
Iturama

Campus Universitário de Iturama terá miniusinas fotovoltaicas

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 11h56

Foi assinado na última quarta-feira, 29 de junho, contrato referente à instalação de usinas fotovoltaicas para atendimento do Campus Universitário de Iturama. Com valor total de R$1.794.000,00, a vigência já iniciará no dia 18 de julho deste ano.

O contrato, possível por meio de recursos advindos de crédito da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – SESU/MEC no exercício de 2022, foi celebrado com empresa especializada para fornecimento de materiais e equipamentos, instalação, configuração e comissionamento de usina solar fotovoltaica, fracionada em miniusinas com capacidade de geração de 17 KWp, perfazendo um total de 391 KWp.

Conforme os responsáveis pela contratação, desde 17 de abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada, podendo fornecer, inclusive, o excedente para a rede de distribuição de sua localidade, uma prática que alia economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade, com retorno do investimento relativamente curto, girando em torno de 5 anos para sistemas solares que possuem vida útil média de 25 anos.

Um detalhe pontual e relevante da RN nº 482/2012 é que, caso a quantidade de energia gerada em determinado mês seja superior à energia consumida naquele período, o consumidor fica com créditos para serem utilizados para diminuir a fatura dos meses seguintes, com prazo de validade dos créditos agora de até 60 meses, podendo ainda usufruir do benefício em outras unidades do mesmo titular, desde que na mesma área de atuação da distribuidora.

Os resultados a serem alcançados com a contratação possibilitarão a redução imediata de gastos com energia elétrica do Campus Universitário de Iturama e de outras unidades da UFTM, a serem incluídas como consumidores remotos, além do retorno, em até 5 anos, do investimento inicial, promovendo a redução das despesas fixas da instituição.

O Campus Universitário de Iturama está classificado como consumidor do grupo A, conforme designação adotada pela concessionária CEMIG com entrada de energia em média tensão (3Ф - 13.800V). Estudos recentes indicam redução de até 59% na fatura de energia elétrica para consumidores do grupo A, justificando, assim, a implantação do sistema de geração de energia solar na UFTM como programa de redução de despesas fixas e sustentabilidade.

A instalação de uma usina fotovoltaica no Campus Universitário da UFTM possibilitará à Instituição, além da economia de energia elétrica, a habilitação aos programas de conservação de energia e sustentabilidade, como o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) , Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE/Inmetro), Programa de Eficiência do Gasto Público, Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), contribuindo, ainda, para a redução dos Gases de Efeito Estufa - GEE.

Conheça o Contrato - miniusinas fotovoltaicas – Iturama

Com informações da Pró-Reitoria de Administração – PROAD/UFTM

Fotos:

Ariane F. da Conceição (pôr do sol)

Abimael Alves Rubinho (entrada)

Assunto(s): Economia , Energia , Iturama , Contrato , PROAD