Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de extensão Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática apresenta programação de 2022
Cultura

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 14h35

O Programa de Extensão Universitária Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática, sob a coordenação do professor Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE, apresenta a Programação 2022 com o lema: "Quando as janelas gritam, portas se abrem”. As ações da programação iniciaram em maio com o podcast “Arte é barco”. Em 10 de junho ocorreu o lançamento do livro/e-book, além de círculo de cultura na temática design e artesanato.

As próximas ações contemplarão a continuidade das oficinas sob o tema artesanato, podcasts sobre arte, cultura e comunidade, a promoção de círculos de cultura e, para o encerramento da programação, a realização de exposição dos objetos artesanais integrada ao projeto de extensão “Identidade do Artesanato de Tradição Cultural de Uberaba MG”. Tudo isso, conforme os organizadores, cabe na bagagem deste ano, com intuito de promover reflexão conscientizadora e cenários poéticos. Nesse cenário é fundamental acolher a compreensão do artesanato como um dos patrimônios (material e imaterial) da cidade.

Requisitos para participação

Artesãos e artesãs dos projetos de extensão da UFTM “Identidade do Artesanato de Tradição Cultural de Uberaba (MG)” e “Deixar a boca cheia d’água” (Peirópolis), além de abertura de vagas para artesãs e artesãos da comunidade local, e público em geral.

Programação das Oficinas e Círculos de Cultura

• Programação Cultural e Lançamento do livro: Extensão Universitária: Identidade do Artesanato de Tradição Cultural de Uberaba, MG; Conversa on-line com os artesãos e artesãs; (junho).
  • Oficina: Valor histórico e cultural do artesanato tradicional – Professora Heloísa Santos – Escola de Design – UEMG, Belo Horizonte, MG; (junho).
  • Círculo de Cultura: O artesão e a artesã como ator político – Professora Thais Brito – Univ. Federal do Recôncavo Baiano; (25 de agosto, às 19 horas). Mediação: Professor Alberto Costa (UFTM)
  • Círculo de Cultura: A Cultura Matemática no Artesanato – Professor Alberto Costa – UFTM; (8 de setembro, às 14horas).
  • Organização e Exposição. (outubro – dezembro – UFTM)

Programação: Podcast: A voz das interfaces

• Arte é Barco – Jorge Bichuetti - Psiquiatra, esquizoanalista, esquizodramatista │Caps Maria Boneca│MG (Podcast Usinagem no Ar - UFTM) – dia: 22 de abril.
  • Água é Mistério – Professora Viga Gordilho │Escola de Belas Artes - UFBA│BA - (Podcast: Usinagem no Ar – UFTM) – 10 de julho.
  • Divulgação Científica: Polilógica e Poliética │ Professor Dante Galeffi │ Universidade Federal da Bahia │BA - (Podcast: Usinagem no Ar – UFTM) – 10 de agosto.

Os encontros das oficinas e círculos de cultura ocorrerão na modalidade virtual e presencial.

Mais informações e inscrições:

Redes sociais: www.instagram.com/programainterfacesuftm

www.facebook.com/programainterfacesuftm