Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Assinado convênio para construção de laboratório para ensino, pesquisa e extensão em urgência e emergência da UFTM, heliponto e área de acolhimento
Infraestrutura

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 19h05

Foi assinado na última quarta-feira, 29 de junho de 2022, convênio para o repasse dos recursos para a deflagração do processo de construção da unidade que abrigará laboratório para ensino, pesquisa e extensão em urgência e emergência da UFTM, heliponto e área de acolhimentono Hospital de Clínicas da UFTM/EBSERH. O processo licitatório será conduzido pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba – FUNEPU e a estimativa para início das obras é para o segundo semestre de 2022.

O convênio prevê R$8.709.130,96 destinados para a construção.  Os recursos têm como fonte o Programa de Apoio às Universidade Federais Mineiras do governo estadualque contemplou propostas da UFTM.

Histórico

No segundo semestre de 2020, em reunião da ADESG, foi apresentada a demanda, pelo Corpo de Bombeiros, para a edificação de um local adequado ao pouso do Helicóptero Arcanjo, responsável pelo transporte de urgência/emergência de pacientes da região do Triângulo Mineiro Sul ao Hospital de Clínicas da UFTM/EBSERH, referência em alta complexidade.

Em novembro de 2020, em reunião do Corpo de Bombeiros com a UFTM e HC, foi apresentado pela equipe da UFTM e HC um pré-projeto para a construção de uma estrutura que contemplaria um heliponto para atender a demanda em questão. Além disso, a proposta também contemplava a construção de área para acolhimento humanizado de familiares de pacientes internados no HC. Esse pré-projeto previa a edificação da estrutura em parte da Av. Frei Paulino. Ainda em novembro, a proposta foi apresentada à Prefeitura Municipal de Uberaba e a outras instituições públicas e privadas da cidade de Uberaba, que prontamente reconheceram a importância do projeto, comprometendo-se em ofertar apoio para seu desenvolvimento. A Prefeitura Municipal de Uberaba apresentou à Câmara Municipal um projeto de Lei para a cessão de parte da via pública à UFTM para possibilitar a edificação da obra.

Em dezembro de 2020, o Projeto de Lei sobre a cessão de parte da Av. Frei Paulino para a obra foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes em reunião. Com essa doação, as entidades parceiras passaram a buscar recursos necessários para a construção.

Em setembro de 2021, a Secretaria de Estado de Educação do Estado de Minas Gerais encaminhou à UFTM um e-mail solicitando o encaminhamento de portfólio dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como dos projetos de ensino, pesquisa, extensão nas mais diversas áreas do conhecimento, bem como da assistência à saúde da região do Triângulo Sul, visando ao estabelecimento de parcerias institucionais entre a UFTM e o Estado de Minas Gerais para o desenvolvimento desses projetos, bem como se houve  ou há alguma parceria formal firmada, repasse/previsão de recurso.

A UFTM encaminhou os documentos solicitados, entre eles o projeto para a construção de um edifício para ser implantado laboratório para ensino, pesquisa e extensão em urgência e emergência da UFTM, e que também contemplaria o heliponto e a área de acolhimento.O reitor da UFTM e equipe, em reunião com o governo estadual, apresentou um portfólio com demandas da UFTM, objetivando o estabelecimento de parcerias.

Em outubro de 2021, ogoverno estadual lançou o Programa de Apoio às Universidades Federais Mineiras com a destinação de recursos para a implementação de projetos. Entre os projetos selecionados, foram contemplados os projetos da UFTM para a construção de usinas fotovoltaicas e prédio para ser implantado laboratório para ensino, pesquisa e extensão em urgência e emergência da UFTM, heliponto e área de acolhimento.

Em novembro de 2021, o governo estadual anunciou a destinação de recursos para o custeio dos projetos da UFTM selecionados.

No dia 29 de junho de 2022, após toda tramitação e análise dos documentos e projetos, a UFTM e a FUNEPU assinaram com o Governo do Estado de Minas Gerais o convênio para o repasse dos recursos para a deflagração do processo de construção da unidade.

O projeto conta com o apoio e a parceria da FUNEPU, UNIMED, Sociedade Civil Organizada, Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Uberaba, Câmara Municipal de Uberaba e do deputado federal Franco Cartafina.

Imagem: Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar HC/UFTM