Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa de estudo pioneiro sobre reabilitação em indivíduos após Acidente Vascular Cerebral
Pesquisa

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2022, 07h31

A UFTM participou de um estudo que demonstrou que pacientes submetidos a estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua, associada a um protocolo de reabilitação, tiveram uma evolução 30% superior aqueles que se limitaram ao tratamento convencional. Nessa semana, o estudo denominado Eletron Trial teve os resultados publicados na revista Annals of Neurology, uma das mais importantes publicações de neurociências do mundo, com alto fator de impacto.

Aplicação da estimulação transcraniana em projetos na UFTM para melhora do desempenho físico

O professor Gustavo José Luvizutto, coordenador do Departamento de Fisioterapia Aplicada da UFTM curso de Fisioterapia da UFTM, desenvolveu esse estudo em seu pós-doutorado, na Faculdade de Medicina de Botucatu, entre 2016 e 2018. Também participaram da pesquisa Rodrigo Bazan, do Departamento de Neurologia da Unesp/Botucatu; o professor Octávio Marques Pontes-Neto, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto; a professora Adriana Bastos Conforto, da USP/São Paulo e o professor Vitor Mendes Pereira, do Toronto Western Hospital (Canadá).

A pesquisa

O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua (neuromodulação) na reabilitação de pacientes com negligência espacial após AVC. A negligência espacial é uma condição comum em AVC do hemisfério cerebral direito, e leva a pessoa a ter dificuldade para perceber ou reconhecer estímulos sensitivos aplicados ao hemicorpo esquerdo (perde a capacidade de reconhecer estímulos visuais, sensitivos, auditivos) do lado esquerdo do corpo, prejudicando a qualidade de vida e reduzindo a possibilidade de uma reabilitação adequada

A relevância do tema motivou um grupo de pesquisadores da USP, Unesp e Universidade de Toronto, em meados de abril de 2015, a propor um estudo sobre os efeitos da estimulação elétrica transcraniana na recuperação sensorial de lesões provocadas pelo AVC. A técnica se utiliza de eletrodos não invasivos e indolores que são aplicados no couro cabelo do paciente e estimulam a recuperação motora e sensorial de braço, perna e campo visual do lado esquerdo do corpo.

A publicação recente na Annals of Neurology, consagra anos de parcerias científicas e de assistência com qualidade a pacientes com AVC. Essa publicação permitiu o engajamento do grupo de pesquisa da UFTM com grupos no Brasil e exterior e possibilitará futuras parcerias de pesquisas com objetivo de encontrar terapêuticas cada vez mais eficazes para aumentar a recuperação em nível de atividade e participação de pacientes com AVC.

Neuromodulação em pacientes na UFTM

Após a finalização do pós-doutorado, a técnica de neuromodulação foi trazida para a UFTM pelo professor Luvizutto e possibilitou a realização de diversos estudos de alunos do curso de Fisioterapia na graduação e no mestrado.

Hoje, na UFTM, a neuromodulação é utilizada para recuperação de pacientes com AVC internados na fase aguda e subaguda (iniciação científica), para melhorar o equilíbrio de pacientes com AVC na fase crônica (mestrado e iniciação científica), impacto no desempenho esportivo e variabilidade da frequência cardíaca em adultos e idosos (parceria com outros professores do curso de Fisioterapia da UFTM), bem como parceria com equipe multiprofissional, com trabalhos na área de disfagia pós AVC (Fonoaudiologia e Enfermagem).

Acesse a publicação do estudo.

Foto: Divulgação/UFTM