Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > PET História lançará jogo de tabuleiro sobre Peirópolis

PET História lançará jogo de tabuleiro sobre Peirópolis

Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 09h06

Na próxima sexta-feira, 19 de agosto, às 16h, no Auditório Turmalina do Centro Educacional da UFTM, o Programa de Educação Tutorial em História - PET História UFTM promoverá o lançamento do jogo de tabuleiro "Nos Trilhos de Peirópolis".

Conforme os organizadores, a apresentação do jogo de tabuleiro (Boardgame) "Nos Trilhos de Peirópolis" buscará mostrar o processo de criação, que levou cerca de três anos entre pesquisa histórico-documental e o desenvolvimento técnico e gráfico da sua versão final. O jogo está estruturado em momentos importantes da história do bairro de Peirópolis, conhecido nacional e internacionalmente pelo seu patrimônio paleontológico.

De forma divertida e dinâmica, os jogadores são estimulados a percorrerem os trilhos do tabuleiro, sendo desafiados pelas questões históricas presentes em determinadas casas. O objetivo do jogo é apresentar os processos históricos envolvidos no desenvolvimento social e patrimonial do bairro, marcado por identidades híbridas em diálogo. Desde sua fundação, no ano de 1889, até a luta comunitária para a fundação do Museu dos Dinossauros na localidade, o jogo ensina de forma lúdica e dinâmica o papel da contribuição humana na preservação paleontológica e patrimonial.

Conforme a professora Cláudia Regina Bovo,  tutora do PET História/UFTM, os jogos de aprendizagem são uma forma muito eficiente de mobilizar e desenvolver o potencial intelectual dos jovens estudantes para compreender as problematizações dos processos históricos. Além de ser uma maneira divertida de aprender, o contato constante com fatos históricos relativos a Peirópolis pode proporcionar uma construção ativa do conhecimento histórico por parte dos jovens envolvidos e tomada de consciência sobre o papel das ações humanas no tempo na busca por se garantir o protagonismo patrimonial e paleontológico para a região. Esse tipo de metodologia ativa coloca os estudantes como protagonistas de todo o processo de aprendizagem, proporcionando maior autonomia no exercício do raciocínio lógico, fora o despertar de sentimentos de identificação e empatia com os bens preservados, os sujeitos históricos e a história local.

Toda comunidade de Uberaba e região é convidada para o lançamento. As inscrições deverão ser realizadas pelo FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO e haverá certificação para os ouvintes presentes.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Imagens: Pet/História