Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa investiga relações de gênero desenvolvidas por mulheres em acampamento do MST
Início do conteúdo da página
Mulheres

Pesquisa investiga relações de gênero desenvolvidas por mulheres em acampamento do MST

Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 08h26

Pesquisa intitulada “O processo de luta pela terra em Uberaba (MG): o papel das mulheres na construção de espaços de lutas e resistências”, desenvolvida pela egressa do curso de Geografia da UFTM, Rayenne Lasmar Teixeira, e pela professora Janaina Vinha, do curso de Geografia da UFTM, foi publicada no último mês pela Revista latino-americana de Geografia e Gênero.

Resultado também de discussões e análises do Laboratório de Geografia Agrária - LaGA e Núcleo de Estudos Territoriais e Agrários – NaTERRA, a pesquisa investigou relações de gênero desenvolvidas por mulheres de um acampamento do MST e as implicações nos papéis sociais dessas mulheres.

O estudo observou que há relevante participação feminina no acampamento, assim como formas de opressões diferenciadas, fato que impossibilita a plena participação desse grupo na vida pública e política dos acampamentos, levando as autoras a refletirem que o espaço que a mulher constrói em busca de uma reforma agrária popular é o de lutas e resistências.

Também conforme as autoras, o trabalho partiu do materialismo histórico dialético e empregou dois procedimentos metodológicos: levantamento e revisão bibliográfica e entrevistas com mulheres do MST, sendo estudo direcionado para toda comunidade científica, movimentos sociais e área de agricultura camponesa.

ACESSEO processo de luta pela terra em Uberaba (MG): o papel das mulheres na construção de espaços de lutas e resistências

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Pesquisa , Mulheres , MST , Terra , Resistência ,
Fim do conteúdo da página