Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM assina Termo de Cooperação junto ao TRE para participação no Programa Mesário Voluntário Universitário
Gestão

Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 10h46

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro assinou o Termo de Cooperação junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais para participação no Programa Mesário Voluntário Universitário.

O instrumento visa estabelecer a integração entre os partícipes, por meio de incentivos diversos, e promover a inscrição voluntária de universitários para atuarem como mesários nas mesas receptoras de votos no (s) dia (s) das eleições.

A UFTM divulga a campanha Mesário Voluntário Universitário, em parceria com a Justiça Eleitoral, a todos os alunos dos cursos de graduação e de cursos técnicos matriculados nos mais diversos cursos e períodos, além de conceder aos alunos inscritos os incentivos previstos no Termo, mediante apresentação de certificado fornecido pelo TRE/MG.

Incentivos

Será oferecida como incentivo aos universitários, a contagem do tempo do serviço como crédito optativo ou horas de atividade extracurricular, a critério dos cursos da UFTM.

A participação é critério de desempate em concursos públicos se prevista em edital e o mesário terá direito a dois dias de folga em seu trabalho para cada dia de convocação da Justiça Eleitoral.

O aluno da UFTM que tiver interesse em se candidatar deve entrar em contato primeiramente com a Pró-reitoria de Ensino: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (34) 3700-6014.

O TRE-MG se dispõe a oferecer cursos de atualização sobre sociedade, cidadania e processo eleitoral para capacitar e treinar os universitários convocados para a função de mesários, preparando-os para conduzir as atividades das mesas receptoras de votos no dia das eleições, habilitando-os, desta forma, a prestar serviços com qualidade e segurança ao eleitor. Bem como, dar ciência aos universitários mesários voluntários que, uma vez convocados para determinada eleição, eles se submetem às mesmas obrigações, impedimentos e penalidades aplicadas aos demais mesários, voluntários ou não. O TER-MG emitirá certificado aos universitários mesários voluntários que participaram dos treinamentos e exerceram a função de mesário no (s) dia (s) das eleições.

Inscrições

A realização da inscrição como universitário mesário voluntário já está aberta e poderá ser feita até o dia anterior ao primeiro turno das eleições. A inscrição é feita exclusivamente pelo link específico no site do TRE/MG, onde deverão ser preenchidos os dados pessoais: https://www.tre-mg.jus.br/eleitor/mesario/mesario, na aba mesário universitário.

No site do TRE/MG poderão ser encontradas as informações relativas a mesários, tais como requisitos para inscrição, impedimentos e legislação pertinente. O mesário deverá ser nomeado, preferencialmente, para trabalhar na seção eleitoral à qual se encontra inscrito no Cadastro Eleitoral. Serão aceitos voluntários que atuarem nas seções eleitorais de Minas Gerais.

Contatos do TRE-MG:

- Zona Eleitoral: 326a Zona Eleitoral de Uberaba/MG