Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão implementará captação de água de chuva em Peirópolis
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Projeto de extensão implementará captação de água de chuva em Peirópolis

Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 08h19
Escola Municipal Frederico Peiró, onde será implantado sistema de captação da água da chuva
Escola Municipal Frederico Peiró, onde será implantado sistema de captação da água da chuva

 

O projeto de extensão universitária “Captação de água pluvial: uma alternativa sustentável ao distrito de Peirópolis”, aprovado em edital do Programa de bolsas de extensão da UFTM, prepara-se para montar seu primeiro sistema de captação e armazenamento de água de chuva para o uso com fins não potáveis na Escola Municipal Frederico Peiró. Os alunos e funcionários da instituição de ensino ajudarão em parceria na tarefa. Após a realização na escola, o projeto multiplicará a iniciativa da prática sustentável para casas e comércios do distrito. 

O projeto, que iniciou as atividades neste mês de agosto, almeja a ampla divulgação e multiplicação de conhecimentos técnicos e acadêmicos sobre o assunto a fim de intensificar a conscientização ambiental e práticas sustentáveis e viáveis economicamente na comunidade, com ênfase na qualidade de águas. A intenção do projeto é que cada morador aprenda a fazer o próprio sistema de captação, previamente orientado pela equipe do projeto. 

Em Peirópolis, já houve uma coleta de doação de materiais que comporão o sistema de captação e foi feito seu preparo pela equipe de execução do projeto, composta por quatro docentes, uma servidora técnico-administrativa e dois discentes da UFTM, um deles é o bolsista Guilherme Ciconelle. Outros materiais necessários que faltaram, como peças de conexão de tubulação, foram adquiridos com recursos da bolsa. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Bruna Cabral, do Departamento de Engenharia Ambiental, ainda que esteja em período de estiagem, o sistema de captação de água pluvial contribuirá para o sustentável e correto armazenamento de água em época de cheia. A água coletada na escola será utilizada inicialmente para limpeza. 

Equipamentos adquiridos para o sistema de captação pluviométrica
Equipamentos adquiridos para o sistema de captação pluviométrica

 

Os resultados do projeto serão divulgados e retornarão para a comunidade acadêmica como instrumento transformador de paradigmas, caracterizando o perfil extensionista da ação. A proposta objetiva ainda produzir um Projeto Piloto a ser replicado futuramente para outras comunidades no entorno de Uberaba. Ao estar atrelado ao Programa “Núcleo Rondon na UFTM”, o projeto de extensão poderá ser desenvolvido pelos rondonistas como oficinas em municípios abrangidos pelas Operações do Projeto Rondon.

 

Fotos: Divulgação/UFTM

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página