Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Recolhedores de resíduos sólidos recicláveis participam de programa de formação continuada
Extensão Universitária

Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 08h38

O Programa de Extensão Universitária "Resíduos sólidos recicláveis: cooperativismo e formação permanente dos trabalhadores" atende catadores e as catadoras da Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba – COOPERU. Atualmente a cooperativa conta com 54 trabalhadores.

O objetivo é desenvolver, ampliar e divulgar o conhecimento sobre o trabalho cooperado, valorizando os princípios do cooperativismo com a finalidade de capacitar os envolvidos no trabalho da cooperativa. Assim, o Programa visa estabelecer uma formação continuada para todos cooperados em busca de novos caminhos no intento de aproximar as pessoas, ampliar o conhecimento e o sentido de se trabalhar com a reciclagem, além da economia solidária que pode proporcionar.

Galpão da COOPERU

Parte das atividades dos bolsistas do Programa acontece na COOPERU, no Distrito Industrial I, em Uberaba. A equipe está em fase de diagnóstico. Outras atividades são realizadas on-line e no Laboratório de Estudos sobre Espaço e Cultura (LABEEC) do curso de Geografia.

De acordo com o coordenador do Programa, professor Carlos Alberto Povoa, do Departamento de Geografia da UFTM, será elaborada uma cartilha sobre trabalho cooperado e economia solidária que ficará disponível para a COOPERU e para todas as demais cooperativas de catadores que se interessarem. Também estão sendo preparadas videoaulas sobre o assunto que ficarão em poder da Cooperativa e sempre que necessário poderão ser utilizadas.

Fotos: Arquivo COOPERU