Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > NAES/PROACE realiza minicurso e rodas de conversa referentes à Campanha Setembro Amarelo
Setembro Amarelo

Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 10h05

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PROACE realizará no mês de setembro uma programação especial em consonância com a campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio - Setembro Amarelo. A programação é realizada com o apoio do Centro Cultural e da Prefeitura Municipal de Uberaba e é aberta para toda a comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por FORMULÁRIO . Será emitido certificado de participação.

Serão realizadas rodas de conversa nos dias 8 e 12 de setembro, das 17h30 às 18h30. Haverá, também, quatro minicursos que serão realizados às quartas-feiras, de 14 de setembro a 5 de outubro, das 17h30 às 19h, na Sala T-04 do Centro Educacional da UFTM. Confira a programação completa.

Para mais informações sobre o evento, favor entrar em contato com o  Núcleo de Assistência Estudantil em Saúde - NAES pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou pelo telefone (34) 3700-6620.

Sobre o Setembro Amarelo

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, na página da campanha nacional Setembro Amarelo (https://www.setembroamarelo.com/), o suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos em toda a sociedade. Anualmente, são registrados cerca de 14 mil casos de suicídios no Brasil e um milhão no mundo, com índices crescentes, especialmente nos países das Américas.

Trata-se de uma triste realidade que acomete indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. A maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais, principalmente depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias, sendo que grande parte poderia ser evitada com intervenção adequada.

É imprescindível a conscientização de toda a sociedade sobre a importância da vida e da prevenção ao suicídio. É necessário desmistificar o tema e romper as barreiras que impedem a detecção precoce e a prevenção. Nesse sentido, a partir de informações qualificadas, qualquer pessoa pode ser agente de identificação de fatores de risco para o suicídio e ponte para possibilidades de cuidado.

Você precisa de ajuda?

Serviços do NAES:

-Atendimento psicológico para estudantes UFTM:

O NAES disponibiliza atendimento psicológico aos estudantes da UFTM, na modalidade presencial, a partir do agendamento do Plantão Psicológico. Para agendá-lo, o estudante deverá responder a um FORMULÁRIO  e aguardar o contato com as informações sobre o atendimento. Ressalta-se que são atendimentos agendados e, em caso de urgência/emergência em saúde mental, deve-se procurar a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima. Dúvidas ou informações: e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou telefone (34) 3700-6620 (whatsApp).

-Ações de Promoção da Saúde da UFTM

Agita campus:

Projeto que visa promover a saúde física e mental da comunidade acadêmica da UFTM, por meio de atividades gímnicas, recreativas, interativas, culturais e sociais. Semanalmente serão disponibilizadas aulas on-line de funcional, dança, pilates, meditação, yoga e autocuidado. Inscrições pelo FORMULÁRIO.

Grupo Vivências:

É um grupo aberto e contínuo que visa acolher e compartilhar experiências vivenciadas no contexto universitário, envolvendo questões coletivas e/ou mais particulares que têm afetado consideravelmente a saúde física e mental dos estudantes, a fim de ampliar as possibilidades de acolhimento e reduzir o sentimento de solidão. As atividades acontecem às terças-feiras, das 17h30 às 18h30, pelo Google Meet. Inscrições pelo FORMULÁRIO.

Grupo “O amor e suas histórias”:

É um grupo terapêutico cujo objetivo é criar um espaço seguro para compartilhar experiências e discutir sobre amor e relacionamentos. Os encontros são presenciais e realizados todas as quintas-feiras, das 17h30 às 18h30, na Sala T06 do Centro Educacional da UFTM. Inscrições pelo FORMULÁRIO.

Ações de Promoção da Saúde em Uberaba

Centro de Valorização da Vida (CVV):

O CVV realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio às pessoas que querem e precisam conversar. O atendimento é gratuito, sigiloso e pode ser realizado, em qualquer dia e horário, por telefone (disque 188), chat (https://www.cvv.org.br/chat/) ou e-mail (https://www.cvv.org.br/e-mail/).

Rede Municipal de Atenção à Saúde:

Unidades de Saúde

Verifique a mais próxima de sua residência em: http://www.uberaba.mg.gov.br/facilitatudo/conteudo,100