Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa sobre Pilates e saúde mental junto a universitários iniciará neste mês

Pesquisa sobre Pilates e saúde mental junto a universitários iniciará neste mês

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 10h52

Pesquisa intitulada “Efeitos de um protocolo de exercícios do método Pilates solo sobre a saúde mental e qualidade de vida de estudantes: um ensaio clínico randomizado" iniciará com teste-piloto a partir do próximo dia 20 de setembro até dezembro de 2022, transcorrendo, posteriormente, durante o ano de 2023.

Com origem em projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde - PPGAS, sob coordenação da professora da UFTM, Adriana Cristina Nicolussi, e desenvolvida pela doutoranda do PPGAS, Ana Laura Nogueira, durante a fase inicial, ocorrerá às terças e quintas-feiras, às 18h, no Centro Educacional.

Conforme as pesquisadoras, o presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos da prática do método Pilates solo e suas possíveis consequências sobre o nível de ansiedade, depressão e estresse e sobre a qualidade de vida de estudantes universitários. Trata-se de um estudo experimental, do tipo ensaio clínico randomizado.

Inicialmente haverá para pessoas interessadas momento com orientações e esclarecimentos necessários, preenchimento de questionários de avaliação e sorteio de grupos:  experimental (intervenção com método Pilates solo) e de controle (sem intervenção). A intervenção constituirá em um programa de treinamento com o método Pilates (solo), terá a duração de quarenta minutos cada sessão e será realizada duas vezes na semana em dias alternados, por oito semanas.

O projeto é voltado para estudantes universitários dos cursos da área da saúde da UFTM. Para participar é necessário preencher o FORMULÁRIO de pré-cadastro para identificação dos estudantes de acordo com os critérios de inclusão.

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Assunto(s): Pesquisa , Pilates , PROPPG , PPGAS