Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Zebu Baja ganha prêmio de melhor espírito de equipe

Zebu Baja ganha prêmio de melhor espírito de equipe

Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 08h55

A Equipe Zebu Baja UFTM recebeu o prêmio de melhor espírito de equipe na 23ª Competição Nacional Baja SAE Brasil, realizada na cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo, entre os dias 8 e 12 de março. Ao todo, participaram 79 equipes de várias instituições de ensino do Brasil. Foi a quarta participação da equipe da UFTM. O resultado final geral ainda não está pronto, mas a premiação sobre o espírito de equipe já demonstra destaque para a união do grupo, 29 alunos dos cursos de Engenharia da UFTM, coordenados pelo professor Marcos Shimano. "Foi considerado Espírito de Equipe demonstrações de união, companheirismo, coleguismo, apoio e disciplina, respeitando regra e código de conduta. Mas eu acho que o que mais contou para a escolha da nossa equipe foi a determinação, pois tivemos vários problemas graves no carro, mas nunca pensamos em desistir. Além disso, as nossas soluções para os problemas foram inteligentes e muito boas, ou seja, foi engenharia", ressaltou Shimano. Outro destaque foi a terceira colocação do sistema de Eletrônica na apresentação de projetos.

De acordo com a equipe Zebu Baja, o projeto do protótipo estava bom e poderia ter ficado entre as 15 melhores equipes na competição, mas o grupo atribui não ter alcançado o objetivo pela fadiga de tempo de uso do carro. O semi-eixo do sistema de transmissão utilizado há mais de dois anos quebrou, assim como várias peças do sistema de direção. O motor, em sua décima competição, teve problemas para ligar e de perda de potência. "Para se ter uma ideia, as melhores equipes iniciam as competições com quase todas as peças novas. E trocam todos os parafusos e porcas todos os dias de competição, ou seja, quase impossível de quebrarem", explicou o coordenador.

Independentemente do resultado, a equipe do projeto de Extensão da UFTM acredita que cumpriu a missão de representar da melhor forma possível a Universidade na competição nacional. A atitude de enfrentar os desafios com determinação valeu ao final o reconhecimento de juízes do evento e outros competidores. "Eu não sei como descrever a satisfação pelo reconhecimento do nosso espírito de equipe, tornamo-nos uma família. Apesar de algumas peças do carro terem quebrado por causa da fadiga, a equipe se mostrou forte e nunca desistiu. Esta força e garra esteve com a equipe Zebu Baja UFTM desde a sua primeira participação numa competição. O grupo está preparado para a construção de um novo veículo para poder participar dos próximos desafios", concluiu Shimano.

Fotos: Divulgação/UFTM