Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Cerca de 4.800 pessoas visitaram a XXI Semana dos Dinossauros
Peirópolis

Cerca de 4.800 pessoas visitaram a XXI Semana dos Dinossauros

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 08h37

A XXI Semana dos Dinossauros, realizada entre 12 e 16 de setembro, recebeu 4.810 visitantes em Peirópolis, bairro rural de Uberaba. Participaram estudantes de 51 escolas das redes particular, estadual e municipal, provenientes de 22 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Durante o evento no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis – CCCP/UFTM, guias e monitores acompanharam os participantes em locais de escavações e nos três ambientes do Museu dos Dinossauros que envolve o jardim e dois prédios. Os visitantes também conheceram a mostra do Museu Memória Viva, com exposição do Corpo Humano, que atualmente se encontra em Peirópolis. Representantes da Proens e Proace estiveram presentes no evento para informar aos interessados sobre as formas de ingresso na Universidade e os atendimentos da Assistência Estudantil.

Estudantes das mais variadas faixas etárias tiveram a oportunidade de participar de oficinas lúdicas e científicas relacionadas à paleontologia. De acordo com direção do CCCP, os visitantes da educação infantil ao ensino superior tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimentos acerca dos dinossauros e conhecer um espaço considerado berço da paleontologia no interior de Minas Gerais.

Os comerciantes do local ressaltaram a importância do conhecimento sobre a era dos dinossauros oferecido pelo evento, assim como essa aproximação com a comunidade de Peirópolis.

Ensino e Pesquisa

O Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP é composto pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price”, Museu dos Dinossauros e a extinta Rede Nacional de Paleontologia que hoje constitui a sede do CCCP. Desde a sua criação em 2010, tornou-se um centro de referência nacional em paleontologia desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão.

O Museu tem permanentemente duas exposições: O Museu dos Dinossauros, propriamente dito, e outro espaço em musealização na sede do CCCP, que juntos contemplam exposições de paleontologia do interior do país. As mostras permitem aos visitantes uma viagem ao tempo profundo, em face à quantidade, diversidade e grau de preservação de seus fósseis.

Geoparque

A Terra dos Dinossauros, do interior brasileiro, Peirópolis encabeça o macroprojeto Geoparque de Uberaba – Terra de Gigantes, voltado para desenvolver o turismo sustentável na região e visa obter a chancela oficial da Unesco. A área total do Geoparque envolve todo o município de Uberaba, totalizando 4.540,51 km².

Peirópolis é um dos geossítios do Projeto por conter patrimônio geólogico, patrimônio cultural material e imaterial e por possuir diversas atrações para o visitante. Seus museus contam com um rico acervo de fósseis de dinossauros e outros vertebrados, além de painéis explicativos sobre a evolução das espécies e representações artísticas que reconstituem os cenários da vida, dos animais e vegetais que habitaram a região de Uberaba há milhões de anos.

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM