Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Museu dos Dinossauros participa da Primavera dos Museus (ATUALIZAÇÃO)
Museus

Museu dos Dinossauros participa da Primavera dos Museus (ATUALIZAÇÃO)

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 15h08

* A partir das 10 horas da manhã deste sábado, 24 de setembro, entre as atividades da 16ª Primavera dos Museus, evento nacional coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, o Museu dos Dinossauros inaugurará uma nova paleoarte, uma réplica de fóssil escavável criada pelo paleoartista Rodolfo Nogueira.

O Museu dos Dinossauros de Peirópolis é o único museu de Uberaba a participar da 16ª Primavera dos Museus. O evento, anual, tem por objetivo divulgar e valorizar os museus brasileiros, incentivando a visitação e a relação dos museus com a sociedade. Com duração de uma semana, a Primavera dos Museus busca, ainda, mobilizar museus e instituições de memória, espaços e centros culturais e científicos de todo o pais, que promovam e elaborem iniciativas especiais voltadas para um mesmo tema.

Esta é a primeira vez que o Museu dos Dinossauros participa da Primavera dos Museus e as atividades organizadas pelo Complexo Científico e Cultural de Peirópolis tiveram início com a XXI Semana dos Dinossauros, realizada de 12 a 16 de setembro,  que reuniu naquela comunidade mais de 50 escolas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

A Primavera dos Museus, neste ano, quando se comemora o Bicentenário da Independência do Brasil, tem como tema “Independências e Museus – Outros 200, Outras Histórias”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, na edição deste ano, participam 777 museus, com 2.285 eventos programados em todo o pais, realizando diversas atividades, como exposições, shows, apresentações teatrais, seminários e visitas mediadas, entre outros.

Gnathovorax cabreirai

O paleoartista Rodolfo Nogueira afirma que os fósseis são verdadeiros tesouros com valor inestimável,  sendo relíquias escondidas pelo tempo por milhões de anos que, quando reveladas, tornam-se chaves que abrem as portas para o passado do planeta.

Os organizadores do evento em Peirópolis informam que os visitantes poderão, com a devida orientação e supervisão, quebrar a rocha e visualizar a escultura do esqueleto de um dos dinossauros mais antigos do planeta, o Gnathovorax cabreirai, que foi encontrado em rochas de 230 milhões de anos no Rio Grande do Sul. Ele é um antepassado dos grandes dinossauros carnívoros e foi reconstruído usando as mais novas tecnologias. Primeiramente ele foi esculpido digitalmente sobre a própria tomografia do fóssil original, depois o modelo foi impresso em 3D e replicado em resina e fibra de vidro.

ATUALIZAÇÃO:

A direção do CCCP informa que os visitantes que forem a Peirópolis neste sábado, dia 24 de setembro, para participarem da 16ª Primavera dos Museus e, consequentemente, participarem da miniescavação, serão  convidados a contribuir, entretanto, devido às condições climáticas, com umidade e mau tempo, a montagem da rocha em que está sendo colocada a escultura do esqueleto do dinossauro Gnathovorax cabreirai não conseguiu secar e o trabalho não deverá ser concluído em tempo.

No entendimento de que primavera significa renascer, organizadores do evento convidarão o público para “ ajudar a renascer diante das dificuldades e fazer flores de papel ou escrever mensagens ao museu para colocar na escavação, deixando a estrutura e o dinossauro bem coloridos com a primavera”, explica a diretora do CCCP/UFTM.

A inauguração oficial acontecerá em próxima data, quando tudo estiver corretamente preparado, já com mensagens e flores dos visitantes do museu.

Mais informações poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

*matéria atualizada a pedido do CCCP em 23 de setembro de 2022