Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Setor de Acessibilidade da Proace promoveu o V Setembro Azul

Setor de Acessibilidade da Proace promoveu o V Setembro Azul

Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2022, 09h15

O Setembro Azul da UFTM é realizado com o objetivo de valorizar a Comunidade Surda de Uberaba e região, pois no dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo. Neste mês, celebram-se as conquistas obtidas pela comunidade surda e é trabalhada a conscientização sobre a necessidade e a importância da acessibilidade.

Em razão da data, o setor de Acessibilidade da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - Proace promoveu atividades na UFTM para comemorar o V Setembro Azul. Foi realizada uma visita guiada e interpretada em Libras ao Museu Dos Dinossauros em Peirópolis, na Semana dos Dinossauros, para a Escola para Surdos Dulce de Oliveira e Escola Estadual Quintiliano Jardim. Os alunos surdos das escolas vivenciaram um momento de aprendizado na prática sobre a paleontologia. Destaca-se a importância da acessibilidade linguística proporcionada ao público visitante do Museu.

Na semana passada, foram realizadas atividades no Auditório Turmalina no Centro Educacional. Houve apresentação artística com utilização de expressões faciais, corporais e o recurso artístico da mímica. Uma mesa-redonda com representantes da Escola para Surdos Dulce de Oliveira, da ASU - Associação e Surdos de Uberaba e do CAS- Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez apresentou as instituições e foi feito convite à comunidade acadêmica para conhecê-las. A palestra "A cultura surda e a família surda", com a professora de libras e digital influencer Michele de Oliveira Machado evidenciou que, a partir do momento em que a pessoa surda adquire a língua de sinais, ela é capaz de exprimir seu pensamento, suas ideias, seus desejos e com esta aquisição linguística, adquirir todos os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento pleno e assim exercer a sua cidadania. Por fim, houve uma apresentação artística da Liga de Humanização Sarakura da UFTM, com uma encenação utilizando a Língua de Sinais, abordando as questões do paciente surdo nos atendimentos de saúde.

Imagem: Arquivo do Setor de Acessibilidade