Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM assina acordo de dupla diplomação com universidade colombiana
Internacionalização

Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2022, 09h47

Neste mês de setembro, foi assinado convênio de cotutela internacional de tese de doutorado em Educação entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e a Universidade Distrital Francisco José de Caldas - UDFJC, de Bogotá, Colômbia.  O convênio possibilitará estabelecer um acordo acadêmico internacional para a celebração de teses de doutoramento em orientação conjunta, com vista à dupla titulação.

Conforme o convênio assinado, o Doutorado Interinstitucional em Educação da UDFJC e o doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UFTM passam a buscar o reconhecimento mútuo da qualidade do ensino e a reputação em suas áreas de conhecimento, o que permite uma estreita troca de competências e a mobilidade de seus doutorandos.

Conforme os responsáveis, para a efetivação desse processo, houve um trabalho conjunto, na UFTM, da Assessoria de Cooperação Internacional – ACI, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG e do próprio PPGE.

A coordenadora do PPGE, professora Marinalva Vieira Barbosa, destaca a relevância da assinatura do acordo de internacionalização, que também vem ao encontro da celebração dos 10 anos que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes recomendou o curso de mestrado do PPGE/UFTM.

O curso de mestrado do Programa foi recomendado em 27 de setembro de 2012 e iniciou suas atividades em março de 2013. Até o momento já foram titulados 154 mestre(a)s e, atualmente, o Programa conta com 68 mestrando(a)s matriculados. O doutorado foi recomendado pela Capes em 21 de novembro de 2019 e iniciou suas atividades em março de 2021. Atualmente há 47 doutorandos matriculados.