Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Ações do Outubro Rosa ocorrerão neste sábado na Praça da Abadia
Extensão Universitária

Ações do Outubro Rosa ocorrerão neste sábado na Praça da Abadia

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 08h02

No próximo sábado, dia 15 de outubro, na Praça da Igreja de Nossa Senhora da Abadia, em Uberaba MG, das 8h às 17h, o Programa de Residência Integrada Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde - PRIMAPS, em parceria com a Liga Acadêmica de Fisioterapia Oncológica  - LAFON, a Liga Uberabense Acadêmica de Oncologia  - LUAO, a Liga de Saúde Coletiva  - LASC e o Programa de Educação Tutorial de Enfermagem promoverão uma série de atividades em relação à Campanha Outubro Rosa.

Conforme os organizadores, o objetivo é conscientizar a população quanto à importância da prevenção do câncer de mama e outras doenças da mulher, a partir do diagnóstico precoce; promover integração entre a comunidade e a equipe de saúde; informar a população sobre a incidência e fatores de risco ambientais e comportamentais para o câncer de mama e outras doenças;  e promover hábitos saudáveis de vida.

Segundo pesquisas, o câncer de mama é o  mais frequente nas mulheres brasileiras, principalmente à medida que elas atingem idades adultas entre 40 a 79 anos, havendo nessa faixa etária o aumento da incidência rápido e progressivo, sendo, entretanto, a detecção e o tratamento precoce diferenciais e fundamentais para o tratamento. Nesse contexto, destaca-se que ações de caráter educativo, elucidativo e de conscientização sobre uma patologia que alcança milhares de mulheres anualmente torna se de grande relevância e, para tanto, o evento no próximo dia 15  visa promover ações educativas e orientações à população feminina enfatizando a importância da detecção precoce e de práticas saudáveis de vida que podem prevenir o surgimento do câncer de mama.

Entre as ações a serem realizadas, estarão a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações para autoexame e vacinação de HPV, agendamento para mamografia, papanicolau e teste de sífilis, ações de educação em saúde com informações gerais sobre a saúde da mulher, atividade física e yoga.

O evento é aberto a toda comunidade. Está sob coordenação da professora Vitória Helena Maciel Coelho, do Instituto de Ciências da Saúde - ICS/UFTM. Mais informações poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.