Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Jogo Nos Trilhos de Peirópolis recebe menção honrosa

Jogo Nos Trilhos de Peirópolis recebe menção honrosa

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 07h50

No último dia 20 de setembro  de 2022, o projeto do jogo didático "Nos trilhos de Peirópolis", desenvolvido a partir de pesquisas e projetos de extensão que o PET História UFTM realizou junto à comunidade do bairro rural de Peirópolis, teve sua comunicação de relato científico apresentada no  XXII Encontro dos Programas de Educação Tutorial do Sudeste, o SUDESTE PET, quando recebeu a menção honrosa pela qualidade do trabalho desenvolvido e seu potencial educativo.

O jogo, que tem como público-alvo estudantes da educação básica, do 5º ano do fundamental até ensino médio, foi lançado oficialmente em 19 de agosto de 2022 com o objetivo de criar um dispositivo lúdico didático de tabuleiro que auxiliasse na aprendizagem histórica sobre Peirópolis e o município de Uberaba.

Com o intuito de atender uma demanda acadêmica e social carente de análises qualificadas sobre o passado de Peirópolis, desconhecido fora da oralidade promovida por seus tradicionais habitantes, o Programa de Educação Tutorial em História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, desde 2018, empenha ações de pesquisa, ensino e extensão na localidade. Dessa iniciativa, nasceu o projeto de jogo didático de tabuleiro Nos trilhos de Peirópolis. Conforme os responsáveis, jogos didáticos para a aprendizagem em história, além de serem instrumentos fundamentais para a construção ativa do conhecimento histórico, auxiliam na formação das identidades de comunidades locais, cujo potencial patrimonial contribuem para o fortalecimento econômico e cultural de suas localidades.