Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Docente da Agronomia da UFTM participa de pesquisa de melhoramento do cafeeiro via seleção genômica
Pesquisa

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 08h52

O projeto de pesquisa “Aceleração do melhoramento do cafeeiro via seleção genômica: agilidade e eficácia no lançamento de novas cultivares” é desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa, por meio de parceria entre pesquisadores da UFV, Embrapa Café, Epamig, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

De acordo com a professora Emilly Ruas Alkimim, do curso de Agronomia da UFTM Campus Iturama e pesquisadora do projeto, o estudo é importante para demonstrar como uma ferramenta biotecnológica disponível pode apoiar programas de melhoramento genético de espécies vegetais, sobretudo, as espécies perenes, como o cafeeiro, pois permite reduzir o tempo de desenvolvimento de cultivares.

A pesquisa explora a aplicação da técnica de seleção genômica ampla (genome Wide Selection) ou GWS, que permite tornar o melhoramento genético do cafeeiro mais eficaz. Com o uso da técnica é possível identificar, no DNA dos cafeeiros, genes relacionados a expressão de características de interesse da cadeia produtiva, por meio de marcadores moleculares. A técnica consiste em estimar o valor genético genômico do indivíduo e, por meio deste, predizer o comportamento fenotípico (características externas, morfológicas) do indivíduo. A predição é possível a partir do uso de milhares de marcadores moleculares distribuídos em todo o genoma da espécie e modelos estatísticos apropriados.

Fotos: arquivo pessoal da pesquisadora Emilly Ruas Alkimim