Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > HC-UFTM propõe ampliar pesquisas nas áreas de engenharias e exatas, no complexo hospitalar
Hospital de Clínicas

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 07h53

Na tarde de 27 de outubro, a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) promoveu uma reunião com professores dos departamentos de engenharia, física aplicada e matemática aplicada da universidade, a fim de reforçar as possibilidades de uso da unidade hospitalar como campo de prática para cursos de graduação e pós-graduação.

A gerente de Ensino e Pesquisa em exercício, Lívia Figueira Avezum Oliveira, abriu o encontro apresentando o recém-aprovado Programa de Iniciação Tecnológica da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que deve proporcionar ao HC dez bolsas para alunos desenvolverem pesquisas aplicadas no complexo hospitalar, em 2023.

Representando o superintendente Marco Fábio Prata Lima, a gerente Administrativa do HC, Heloisa Shih, listou as principais funções dos setores subordinados à Superintendência, à Gerência Administrativa e à Gerência de Atenção à Saúde, destacando os resultados positivos resultantes da participação do hospital no projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde. Devido aos avanços proporcionados por essa iniciativa, informou a gerente, o HC participará em breve do Lean no Bloco Cirúrgico, a fim de otimizar e reorganizar processos de trabalho ligados às cirurgias – a exemplo do que foi realizado no Pronto-Socorro (PS).

Na sequência, o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Luiz Humberto Camilo, pontuou alguns campos de atuação para as engenharias da universidade e também para as áreas de física e matemática. Um exemplo dado foi a possibilidade de estágios para alunos durante a construção do prédio de sete andares junto à entrada do PS, que vai ampliar a assistência e humanizar a área de espera - e sobre o qual será instalado um heliponto.

Camilo ressaltou a importância da presença dos alunos no hospital e a relevância dessa experiência para a formação profissional desses estudantes. A chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão, Rosa Helena Gonçalves, por sua vez, enumerou as principais formas de acesso dos alunos ao hospital, como visitas técnicas, estágios obrigatórios e projetos de extensão.

Sobre as oportunidades apresentadas pelo hospital, a pró-reitora de Ensino da UFTM, Alessandra Carneiro Alves, sugeriu a criação de um cronograma de visitas técnicas de grupos de professores, para conhecerem in loco o funcionamento detalhado de diferentes áreas e prospectarem temas que possam gerar pesquisas que beneficiem a instituição por meio da resolução de problemas.

Entre os demais professores, houve um consenso sobre a conveniência de que a gestão do HC recolha as principais necessidades do hospital que possam ser subsidiadas por meio da realização de estudos e pesquisas envolvendo alunos. Os representantes da GEP acolheram as sugestões e, após a retirada de outras dúvidas dos participantes, marcaram nova reunião para o final de novembro, a fim de apresentar as necessidades levantadas neste momento, bem como um cronograma para as visitas dos docentes.

Fonte: Unidade de Comunicação Social HC-UFTM

Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM