Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Divulgado edital do Exame Nacional de acesso do Mestrado Profissional em Letras

Divulgado edital do Exame Nacional de acesso do Mestrado Profissional em Letras

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 09h05

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) em Rede Nacional torna pública a realização do Exame Nacional de Acesso. O Exame será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, com o objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental. É um curso semipresencial com aulas presenciais, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A UFTM é uma das instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFLETRAS, denominadas Instituições Associadas e responsáveis pela execução do curso. Na UFTM há disponibilidade de 11 vagas, sendo nove vagas para ampla concorrência, uma vaga para critério étnico racial, e uma vaga para pessoas com deficiência.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam a todos os seguintes requisitos:

a) ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, devidamente registrado no Ministério da Educação.

b) ser professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1.º ao 9.ºanos), em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores; e

c) estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1.º ao 9.ºanos).

Inscrição

A inscrição será realizada, exclusivamente, via internet, a partir das 8 horas do dia 14 de novembro até as 23h59 do dia 15 de dezembro de 2022, observando o horário local de Brasília. A taxa de inscrição será no valor de R$ 150,00.

Para se inscrever, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos:

a) acessar o sítio da Comperve (www.comperve.ufrn.br ), no qual estarão disponíveis o Edital e o Formulário de Inscrição.

b) preencher, integralmente, o Formulário de Inscrição, de acordo com as instruções constantes nele.

c) imprimir a GRU – GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO, para poder efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

d) efetuar o pagamento da taxa, no período de 14 de novembro o dia 16 de dezembro de 2022, no local indicado na GRU, observando o horário de compensação bancária.

O candidato, devidamente inscrito, poderá, a partir do dia 26 de dezembro de 2022, acessar o sítio da Comperve (www.comperve.ufrn.br) para consultar sobre a validação da sua inscrição.

Seleção

Os candidatos farão provas de caráter eliminatório e classificatório. O local de realização das provas será divulgado no sítio da Comperve (www.comperve.ufrn.br), a partir do dia 20 de janeiro de 2023.

As provas serão aplicadas no dia 5 de fevereiro de 2023, nos municípios sedes das instituições participantes do PROFLETRAS.

O candidato classificado deverá se matricular em local e prazo estabelecidos em Edital de Matrícula, publicado até o dia de divulgação do Resultado Final do Exame Nacional de Acesso, que se dará na data provável de 6 de março de 2023.

Para mais informações acesse a página do edital: