Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Zebu Baja UFTM se prepara para competição em Piracicaba
competição

Zebu Baja UFTM se prepara para competição em Piracicaba

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 09h53

A equipe Zebu Baja UFTM, projeto desenvolvido na UFTM desde 2011, prepara-se para a competição oficial promovida pelo SAE Brasil que será realizada entre os dias 17 a 19 de novembro em Piracicaba, no interior de São Paulo. A etapa sudeste será realizada este ano de forma presencial e contará com a participação de equipes da região. A etapa precede a competição nacional de 2023 que deve ser realizada em março de 2023.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Marcos M. Shimano, do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE, o projeto conta com nova equipe, novo capitão e novos pilotos. A etapa sudeste contará com a participação de equipes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.  “Estamos iniciando um ciclo com esta nova configuração e esta competição será a primeira para mais de 60% da equipe. Será um grande desafio para todos, principalmente para a comissão organizadora, pois já faz três anos que esta competição regional não acontece presencialmente. Estamos com uma expectativa de poder competir sem ter grandes imprevistos. Como a equipe é muito nova, a pretensão é de chegar pelo menos entre as 15 melhores equipes, das 30 que irão participar da competição”, destacou o professor.

Sobre a competição:
O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. E o mais estimulante é que as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional nos Estados Unidos.
Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil, a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.
As etapas da competição não são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

Mais informações:

Fotos: Arquivo/Equipe Zebu Baja UFTM