Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Feira de Ideias da 3ª Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação será dia 17
Geoparque

Feira de Ideias da 3ª Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação será dia 17

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 08h20

Toda a população de Uberaba está convidada a visitar a “Feira de Ideias da 3ª Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação”, no dia 17 de novembro, a partir das 8 horas da manhã, no Centro de Pesquisa Aluízio Rosa Prata, na rua Vigário Carlos, 100, bairro Abadia, ao lado do Centro Educacional da UFTM. O evento é organizado pela Pró-reitoria de Extensão Universitária da UFTM, Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Secretaria Municipal de Educação de Uberaba.

A 3ª Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação é uma competição entre os Grupos de Liderança - Jovens Empreendedores das Unidades de Ensino da Rede Municipal de Uberaba - Ensino Fundamental II, para estimular os alunos a pensarem em soluções criativas e funcionais referentes aos problemas da comunidade escolar, do bairro ou da cidade de Uberaba. A Edição de 2022 tem como tema o “Aspirante Geoparque Uberaba”, pois o município é protagonista por abrigar um polo turístico recentemente considerado como um forte pretendente a ser reconhecido como Geoparque, pois agrega, em sua esfera cultural, o trinômio “dinossauro, zebu e Chico Xavier”.

Na programação da Feira estão previstas apresentações musicais, exposição de estandes com trabalhos dos Grupos de Liderança, avaliação da banca julgadora, divulgação das equipes classificadas e premiação.

Confira mais informações no site:

Geoparque

Um geoparque é uma área com expressão territorial e limites bem definidos e deve possuir um notável patrimônio geológico aliado a uma estratégia de geoconservação, a políticas de educação e à sensibilização ambiental, além de promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável, baseado no geoturismo.

A modalidade surgiu como uma resposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO à necessidade de conservar e melhorar o valor de áreas que possuem um significado geológico, na história da Terra, pois são verdadeiras testemunhas da evolução do planeta e determinantes para o seu desenvolvimento sustentável e para o futuro. Nesse sentido, o Geopark Uberaba - Terra de Gigantes, integra sítios e geossítios dispersos pela cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultural local.