Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de Iniciação Tecnológica da Ebserh oferece cinco bolsas para alunos de graduação da UFTM
Bolsas

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 07h29
Com o objetivo de incentivar alunos de graduação a participarem do desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está lançando a primeira edição de seu Programa de Iniciação Tecnológica (PIT). Serão fomentados projetos inovadores de qualquer área do conhecimento, que sejam realizados nos hospitais universitários federais vinculados à Rede. O PIT concederá, inicialmente, 205 bolsas com duração de 12 meses, no valor de R$ 400 mensais por aluno. No âmbito do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), serão selecionados cinco projetos/bolsistas.

De acordo com o diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Rede Ebserh, Giuseppe Gatto, o PIT busca estimular a participação de alunos de graduação em atividades de desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços ou sistemas nas unidades vinculadas à estatal. “Esse programa se insere entre as principais ações de fortalecimento da área de pesquisa e inovação que visam compor a missão, os objetivos e os direcionadores estratégicos da Ebserh, além de contribuir para a promoção da ciência e tecnologia, especialmente no âmbito da saúde”, afirma Gatto.

As bolsas apoiarão o desenvolvimento de projetos ou encomendas tecnológicas na busca de soluções inovadoras para problemas de saúde enfrentados no cotidiano das unidades hospitalares, sob orientação de um pesquisador atuante em sua respectiva área do conhecimento. “O principal objetivo é o desenvolvimento pessoal e profissional, o envolvimento em conhecimentos, práticas e metodologias atrelados à criação e ao aprimoramento de processos próprios do saber científico e tecnológico. Soma-se a isso o estímulo ao desenvolvimento da criatividade, resultado do contato direto com os problemas de pesquisa”, define Eduardo Coelho, coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Rede Ebserh.

O PIT é mais um produto da parceria firmada entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No primeiro semestre de 2022, no âmbito dessa parceria, teve início o Programa de Iniciação Científica da Ebserh (PIC), que distribuiu 304 bolsas a alunos de graduação com projetos de pesquisa científica nos hospitais da Rede.

Fonte: Unidade de Comunicação Social HC-UFTM, com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
Assunto(s): Projeto , HC/UFTM , Ebserh