Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > PET/Medicina realizou visita a área endêmica

PET/Medicina realizou visita a área endêmica

Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 09h36

Na primeira quinzena de novembro, o grupo do PET de Medicina realizou viagem a área endêmica de moléstias infecto parasitárias, com a presença da professora da UFTM e tutora, Márcia Benedita de Oliveira Silva,  e professores colaboradores. De 6 a 12 de novembro, o grupo visitou a cidade de Teófilo Otoni no Vale do Mucuri/MG. Lá foram realizadas atividades em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Durante a estada, os petianos visitaram comunidades quilombolas relacionadas ao projeto de extensão da UFVJM “Desenvolver Saneamento Rural/Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar”, acompanharam atendimentos ambulatoriais a pacientes com Leishmaniose Tegumentar, Hanseníase e Esquistossomose na policlínica municipal e nas unidades básicas de saúde da área rural de Teófilo Otoni. No ensejo, também participaram da semana acadêmica do curso de Medicina realizada pela FAMMUC/UFVJM.

Conforme os petianos, a viagem endêmica é um dos pilares do PET Medicina para uma formação ampla. A partir da escolha de uma região endêmica, faz-se o contato com o município e universidade locais, de modo a formar um cronograma de atividades para a inserção dos alunos na região.

Em Teófilo Otoni - MG, foram realizadas atividades em laboratórios, bem como palestras e atividades que viabilizaram uma compreensão ampla do sistema de saúde local e suas individualidades, como exemplo do consultório na rua, sistema laboratorial da região e visitas nas unidades de saúde básicas rurais.  A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Teófilo Otoni foi a ponte para o desenvolvimento das atividades, proporcionando uma experiência única e enriquecedora na formação dos estudantes.

Conheça o PET Medicina: https://petmeduftm.wixsite.com/medicina/viagensendemicas

Fotos: Divulgação/PET Medicina/UFTM