Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM discute reestruturação do Projeto Pedagógico Institucional

UFTM discute reestruturação do Projeto Pedagógico Institucional

Publicado: Terça, 21 de Março de 2017, 12h01

Docentes, discentes, técnico-administrativos e representantes da comunidade externa são convidados a participar dos debates promovidos pelo Fórum Permanente de Gestão Universitária com objetivo reestruturar o Projeto Pedagógico Institucional da UFTM.

Neste ano, o Fórum promoverá  cinco encontros de março a agosto discutindo  a reestruturação do PPI da UFTM. O primeiro acontece no próximo dia 30, com início às 14h, e abordará os "Fundamentos conceituais do PPI e o Projeto vigente da UFTM”. Os demais encontros serão realizados nos dias 27 de abril, 25 de maio, 29 de junho e 17 de agosto. Essas datas já integram o Calendário Acadêmico.

De acordo com os organizadores, no primeiro encontro 2017,  o Fórum contará com a participação do Comitê de Reestruturação do PPI/UFTM, instituído pela Resolução nº 6, de 7 de fevereiro de 2017, da Reitoria da UFTM. O PPI é um documento obrigatório a todas as Instituições de Educação Superior, esclarecem. Segundo definição do Ministério da Educação, em 2005, o PPI “é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteará as práticas acadêmicas da IES, tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos”.  O processo de construção e reconstrução do PPI deve ser permanente, destacam. Assim, propõe-se para os encontros do Fórum momentos de reflexão, estudos e discussões sobre os fundamentos conceituais do PPI, abordando o PPI vigente e as propostas de alterações. Dessa forma, acredita-se na possibilidade de concretizar um Projeto Pedagógico Institucional mais representativo, estabelecendo com a força das diferentes participações acadêmicas, políticas fortes, estruturadas e democráticas que sirvam de referência para o trabalho acadêmico. Só assim será possível fortalecer o trabalho desenvolvido na Universidade, para que ela cumpra a sua finalidade social de formar pessoas, produzir conhecimentos e transformar a sociedade de forma geral, prevê a proposta da Universidade.

O Fórum Permanente de Gestão Universitária é coordenado pela Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico – DATP, unidade da Pró-Reitoria de Ensino. É realizado desde 2011, e tem como objetivo oferecer espaços formativos para atualização, aprimoramento, inovação e profissionalização em gestão de cursos de graduação na UFTM. Segundo a DATP,  será  emitido certificado aos participantes.

Para mais informações, entrar em contato com a DATP pelos ramais 6185, 6136, 6134 e 6133, ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Para inscrições, acesse.

Assunto(s): Fórum , Projeto Pedagógico